logo nci topo.png

Plataforma online Preparatória para Exames de Linguagem 

Estudantes brasileiros de nível superior

Quem está cursando uma faculdade no Brasil e gostaria de saber como fazer uma faculdade em Portugal, precisa se informar junto ao departamento de relações internacionais, se a faculdade possui programa de intercâmbio, quais são as faculdades, de que países são e se há oferta de bolsas estudantis. A falta de convênios pré-estabelecidos entre a faculdade de origem e a que se deseja cursar, pode dificultar a validação das disciplinas cursadas no Brasil, com as da faculdade pretendida no exterior.

 

No Brasil atualmente, existe o programa Ciências sem Fronteira (CsF), é um programa de bolsas do governo federal, onde é oferecido duas vezes por ano, para áreas de atuações que o governo julga prioritárias. O candidato precisa ficar atento ao edital, observar a quantidade de vagas oferecidas para cada país e se seu curso de interesse está na relação ofertada. Há também outras bolsas, como: Bolsa Santander, Bolsa Ford, Erasmus, CAPES, CNPQ, etc. 

Estudantes brasileiros que pretendem iniciar seus estudos de nível superior no exterior

Em Portugal, o estudante precisa custear as semestralidades de seu curso, chamadas de propinas. Tendo em vista também, seu custo com despesas pessoais, como: moradia, transporte, alimentação e etc.

Para candidaturas a uma Licenciatura/Graduação sem bolsa, as universidades ofertam vagas a estudantes estrangeiros que podem entrar através do “Regime Especial” (Decreto-Lei 36/2014), ou através de programas de bolsas oferecidos pelo governo brasileiro e outras instituições brasileiras, como ditas, anteriormente.

Formas de ingresso em uma faculdade portuguesa

O vestibular em Portugal chama-se Concurso Nacional. Desde o ano passado, houve uma mudança na lei e as universidades foram autorizadas a utilizar a nota do Enem (até os três últimos anos), como critério de avaliação para estudantes brasileiros.

Para cada curso é exigida uma nota mínima em áreas específicas de conhecimento.  O ano letivo se inicia de setembro a janeiro.

 

Para fazer uma faculdade em Portugal, outros requisitos também precisam ser preenchidos, como estadia, seguro saúde e visto de estudante.

O que você pode estudar?

Vamos conversar sobre seu Curso Superior em Portugal!

NCI Intercâmbio reconhecida: