Aprenda a justificar seu voto pelo celular

file-8332344

Em meio a Pandemia de novo corona vírus podemos até esquecer que 2020 é também um ano eleitoral no Brasil. Apesar da disputa ser apenas para Prefeitos e Vereadores, como o voto é obrigatório no país, os brasileiros que estão no exterior são obrigados a votar em alguma embaixada brasileira ou justificar a sua ausência no pleito.

Até a eleição passada isso poderia ser feito com até 60 dias da volta do residente ao Brasil, mas nesta eleição é possível justificar o voto pelo celular com um novo aplicativo do Supremo Tribunal Eleitoral (STE). E hoje aqui no blog da NCI nós vamos te ensinar direitinho como fazê-lo.

O aplicativo se chama e-Título e está disponível para Android e IPhone (IOS). Além da possibilidade de justificar o voto o app traz outras funcionalidades extremamente úteis para os usuários, como saber o local onde votar, consultar o número do seu título de eleitor, entre outros. O e-Título também pode ser apresentado como documento válido na hora do voto, para isso o usuário deve ter cadastrado a biometria previamente.

Como Justificar o Voto?

Assim que o app estiver instalado é preciso que o usuário cadastre seus dados pessoas, logo após o cadastro e já na tela inicial do aplicativo é só clicar em mais opções. Seguido de “Justificativa de ausência” que é a terceira opção no menu. Em seguida o eleitor será encaminhado para uma tela com a opção de qual eleição deseja justificar, aí é só escolher qual delas você estava fora do país.

O site também pede para que o eleitor explique o motivo de sua ausência na eleição e informe seu e-mail. Assim que todos os dados forem colocados corretamente é só clicar em próximo na lateral inferior direita da tela. A última tela que o usuário será encaminhado é uma com o pedido de um documento para comprovar a ausência, no caso de intercâmbio, é só colocar uma foto do seu passaporte com seu carimbo de chegada ao país que o estudante está residindo no momento da votação.

Ao término do procedimento o eleitor receberá um número de protocolo e o pedido de justificativa será analisado pelo STE. Caso, o eleitor esteja a mais de uma eleição fora do Brasil é possível justificar outras ausências, é só fazer o mesmo procedimento, mas desta vez antes de entrar na tela inicial da justificativa o eleitor deve clicar em “Nova Justificativa”, e seguir o mesmo passo a passo anterior.

Imagens do Passo à Passo

file-8899635

Ficou bem mais fácil agora, não foi? Esta opção é muito mais prática do que ter que justificar o voto quando for ao Brasil, ou até mesmo deixar a situação pendente no STE. Lembrando que para se manter informado destes e de outros serviços que facilitam a vida do intercambista, você só precisa seguir o Blog da NCI Intercâmbio, além de te ajudar com todo o processo antes do viajem a NCI preza por tornar cada momento do seu intercâmbio único e prático!

Caso você ainda esteja no Brasil e este texto foi útil para você, não ignore os sinais que a vida te deu, entre em contato com a NCI Intercâmbio e comece agora mesmo planejar sua viagem! E quem sabe na próxima eleição você também terá que justificar seu voto.

Por: Joyce Silva

file-7552729

Arquivos

Buscar

Categorias

Posts relacionados

banner
×