Aprenda como separar o lixo corretamente na Irlanda



Uma coisa que todo mundo sabe é que nas primeiras semanas todo intercambista fica um pouco perdido. Seja com as linhas de ônibus, horários de aula, qual comida comprar ou que roupa escolher para enfrentar o clima lá fora. Porém, se tem algo que ninguém espera é a dificuldade em entender como se separa o lixo aqui na Irlanda. Parece bobo, mas tem muita gente que mesmo morando há anos na Ilha, ainda faz coisa errada. Por isso, hoje, aqui no blog, a gente vai te explicar como descartar o lixo corretamente.


Começando pelo básico: normalmente, cada casa tem três lixeiras. As cores podem variar de acordo com as companhias de lixo que servem a sua casa - sim, na Irlanda, o lixo é coletado por empresas privadas. As mais comuns são preto, verde e marrom, mas podem ser azul e cinza. Além da cor de cada uma das lixeiras, os dias das coletas também variam de acordo com a companhia contratada.


Essas latas de lixo ficam do lado de fora da casa, no seu quintal. Cada uma delas tem rodinhas para serem colocadas em frente a casa no dia da coleta, que é realizada semanalmente. Algumas vezes, os lixos são recolhidos em dias diferentes, por exemplo, o lixo reciclado que é retirado na primeira semana do mês; já o orgânico, na segunda semana. É essencial saber a diferença de cada um e qual a sua respectiva data de coleta, pois os lixos errados não serão levados. Caso você coloque o lixo orgânico junto com o reciclado, os coletores simplesmente vão embora e deixam a sua lixeira cheia e ainda pode ser multado.


Para não haver erros, vamos te informar o que cada cor significa para que você separe os resíduos corretamente. Começando pelo mais simples: o verde. Dentro dessa lixeira vão os materiais recicláveis, como papel, plástico, alumínio, entre outros. É importante que tudo esteja limpo e seco antes de ser descartado, ou seja, não esqueça de passar uma água antes.


O lixo marrom é o bio-degradável ou orgânico, nele você descarta todo o resto de comida ou alimentos que estragaram. Além da grama cortada do seu quintal, galhos e folhas também podem ser colocados nesta lixeira.


No terceiro latão, o preto, vai tudo que não é orgânico ou reciclável, ou seja, tudo o que não dá para fazer nada. Alguns exemplos são: papel sujo, lenços umedecidos que foram usados para higienizar a casa ou produtos de higiene femininos, como absorventes e materiais sujos de maquiagem.


Uma coisa que muita gente confunde é o que é reciclável ou não, pois plástico é reciclável, não? Não, nem todo plástico é reciclável, você tem que olhar na embalagem antes de descartar e ver se tem o símbolo de reciclável, se não tem, ele tem que ir para o lixo geral, se você estivar na dúvida, jogue o resíduo no descarte geral.



Mas e o vidro, para onde vai? Este caso é um pouco mais complicado, já que você deve procurar um lugar de descarte separado, pois este material não é recolhido nas casas.

Alguns apartamentos tem uma lixeira no estacionamento com esta finalidade. Já para os que moram em casa, alguns supermercados têm um local para descarte deste material, portanto você terá que levar até lá. A dica é: deixe todos os vidros em um cantinho da casa e quando for fazer as compras, aproveite para fazer o descarte.


O que nós recomendamos é que a mesma quantidade de latões de lixo que você tiver do lado de fora, seja a mesma dentro de casa, só que em tamanho menor. Dessa forma, você retira o lixo a cada um ou dois dias e já coloca nos latões corretos. Outra dica boa é usar sacos de lixo de cores diferentes dentro de casa para não confundir na hora de colocar fora.


Assim como dissemos anteriormente, os valores podem ser diferentes de acordo com a companhia. Alguns aluguéis já incluem a taxa do lixo, por isso os inquilinos, muitas vezes, não têm que se preocupar com isso, já que o locatário faz todo este intermediário - o que é ótimo para quem está chegando no país. O que o locatário não vai pagar é a multa, caso os lixos tenham sido separados incorretamente; este valor será repassado para o inquilino. Por isso, atenção na hora de separar!


E agora, ficou mais fácil de entender? Lendo assim, até pode parecer complicado, mas a prática leva à perfeição. E a melhor forma de aprender é morando na Irlanda. O que você acha?


Entre em contato com a NCI Intercâmbio e comece a planejar sua estadia no país e aprenda outros hábitos e cultura, vivenciando tudo isso na prática!


Por: Joyce Silva

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045