Christmas Markets: A magia do Natal invade diversas cidades Européias

Atualizado: 4 de Dez de 2018


O meio de novembro anuncia o começo das preparações para o Natal, e é assim no mundo todo. Porém, algumas cidades contam com uma atração extra bem legal, os Christmas Market (ou mercados de Natal), que iluminam as cidades e trazem um ar de filmes natalinos para a vida dos intercambistas.


As primeiras informações dos Mercados de Natal datam de 1430, na Alemanha. Este tipo de evento começou no leste Europeu e se espalhou por todo o continente nos séculos seguintes, hoje quase toda famosa cidade Européia tem seu próprio mercado, e é até possível encontrar na internet rotas de mercados para turistas conhecerem vários em apenas uma longa viagem. Caso você tenha curiosidade em conhecer alguns destes, o Blog da NCI lista 5 Christmas Markets para visitar durante seu intercâmbio.


Começamos pelo tradicional Hyde Park Winter Wonderland, em Londres. O evento acontece anualmente entre o meio de novembro até o início de janeiro, todos os dias das 10h às 22h. Este é um dos maiores mercados do mundo, com direito a shows de artistas renomados, pequeno parque de diversões, uma roda gigante montada especialmente para o evento, pista de patinação no gelo e muito mais.


Londres em si já se transforma para o natal, a cidade fica completamente decorada e iluminada, então para entrar no clima das festividades não precisa de muita coisa. A entrada para o mercado é gratuita, mas algumas das atrações são pagas. Para aproveitar melhor é recomendável levar sempre dinheiro em espécie, já que normalmente as atrações não aceitam cartões.


Partindo para Strasbourg, na França, o Christkindelsmärik, atrai cerca de 2 milhões de pessoas por temporada, que se estende de 24 de novembro à 24 de dezembro. A organização estima que o número de visitantes vai subir ainda mais este ano. O mercado é montado ao lado da Catedral que leva o nome da cidade, sua primeira edição aconteceu em 1570.


A atração mais importante do Christkindelsmärik é a tradicional árvore de natal que é montada ao lado da catedral. Além das comprinhas natalinas, os turistas também podem desfrutar de diversas bebidas quentes, com a base de vinho para se aquecer durante os dias mais frios e se divertir andando de carruagem ao redor do mercado ou nos brinquedos, como carrossel e roda gigante.


Já na Alemanha o mercado que enche os olhos dos turistas está localizado em Frankfurt, o Frankfurter Weihnachtsmarkt. O mercado é tão importante para a cidade, que dentro da página oficial do local é possível encontrar uma página exclusiva da atração, detalhando a história, atrações, dias e horários. Em 2018 a sua inauguração será em 26 de novembro e contará com a participação do prefeito da cidade.


O primeiro documento que registra o mercado data de 1393. No começo do século XIX foi inaugurada a primeira árvore de natal no mercado, já a chegada do bom velhinho demorou um pouquinho mais, a sua primeira aparição por lá foi só um século depois. Hoje é possível curtir toda a atração e conhecer mais da história com passeios guiados bilíngues em inglês e alemão.


O Wiener Christkindlmarkt fica localizado na praça Rathausplatz, em Vienna, Áustria. Em tradução livre do alemão para o português o nome do market significa “mercado do menino Jesus”. As atrações vão de decoração de natal e artesanatos feitos a mão até concertos de músicas natalinas.


No Christkindlmarkt o destaque está nas comidas, principalmente na variedade de chocolates oferecidas. Assim como nos demais mercados é comum encontrar bebidas com base em vinho quente, já que os eventos acontecem em meio ao inverno. No site do evento é possível encontrar um mapa que lista as mais de 150 atrações e barracas, que incluem uma enorme pista de patinação no gelo.



Para finalizar, a charmosa Galway, na Irlanda, também tem seu Christmas Market. O Galway Continental Christmas Market, começou suas atividades no dia 16 de novembro e se estende até 22 dezembro. Comparado com os demais pode ser menor em extensão, mas não deixa nada a desejar em atrações e beleza. O evento de inauguração do mercado contou com a chegada do Papai Noel em um trenzinho.


Este é o nono ano do mercado na cidade e a organização espera receber 350 mil visitantes. O Market fica localizado na Eyre Square, no centro da cidade e o visitante pode contar com inúmeras atrações, como barracas de artesanato, diversas comidas como crepe, hot dog, hambúrguer, além dos brinquedos como carrossel e uma roda gigante que dá uma bela vista panorâmica da cidade.


Já consegue sentir o clima de natal? Que tal conhecer ao menos um destes mercados ou se você é um apaixonado por natal, todos eles? Durante seu intercâmbio na europa as viagens ficam mais fáceis e você consegue conhecer e aproveitar várias atrações!! Não perca tempo, venha conhecer as opções de cidades oferecidas pela NCI Intercâmbio!

Texto por Joyce Silva

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #galway #intercambioirlanda

Encontrou algum erro? Por favor contate: info@nciintercambio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045