Como manter o sonho do intercâmbio vivo em períodos de crise?



Todos nós vamos enfrentar crises na nossas vidas. Seja uma crise financeira, pessoal ou até mesmo espiritual, durante estes períodos mais difíceis, é importante manter o foco. No entanto, é de se destacar que nenhuma dessas crises chega perto das proporções que o novo Coronavírus impactou a sociedade moderna. O que grande parte das pessoas tem nos perguntado é: Como manter os planos de viagem nos trilhos durante este período?


Primeiramente, caso o seu intercâmbio já esteja agendado e os planos finalizados, é importante entrar em contato com a agência e companhia aérea para renegociar as datas. Como a crise tem proporções mundiais, as empresas estão sendo bastante compreensivas.


Agora se o seu caso é de alguém que está nas primeiras etapas do planejamento, há sim uma oportunidade em meio a crise. Com as nossas vidas sociais completamente paradas até segundo aviso, é possível achar bastante tempo extra, então aproveite para pesquisar. Já falamos diversas vezes aqui no blog, a importância da pesquisa para o intercâmbio, mas agora o tempo passa a ser seu aliado nesta etapa.


Tire um longo período para olhar destinos, escolas, cursos, valores, acomodação, custo de vida, passeios e muito mais. Além de ser bom para que o estudante tenha bagagem na hora do embarque, a pesquisa ajuda a manter o sonho vivo e a lembrança que tempos melhores virão com o seu intercâmbio se tornando realidade.


Com o local já definido, o próximo passo é se dedicar a uma planilha de custos. Liste tudo o que vai precisar e faça projeções. Seja o mais realista e preciso possível e tenha foco na economia - guarde o máximo que puder.


Esteja aberto à mudanças, sejam elas de data, local e, até mesmo, duração de viagem. O principal foco do intercâmbio é aprender um novo idioma, por isso não se apegue tanto aos detalhes menores, foque no lugar que vai te trazer mais vantagens e maiores possibilidade de aprendizagem e segurança.


Se a sua meta não for o programa de línguas e sim o ensino superior, procure bolsas de estudos. Diversos países oferecem um extenso programa de bolsas de estudos. Alguns também oferecem ajuda financeira para o estudante. Lembrando que a fluência no idioma local é exigida, por isso recomendamos um curso de línguas prévio, mesmo que de curta duração.


Tenha paciência, não é porque a viagem foi postergada que tudo está perdido. Tudo deve estar perfeitamente alinhado durante o intercâmbio, por isso é melhor esperar que a situação melhore antes de embarcar em uma viagem.


O passo mais importante de todos é cuidar da sua saúde mental, não desanime. Mantenha-se ativo e fique antenado com tudo que está rolando no mundo do intercâmbio, assim quando tudo voltar ao normal, você não vai se sentir perdido e ansioso. E o principal: continue sonhando, já que são os sonhos que movem as pessoas para um futuro melhor!


E claro, se você precisar de ajuda no planejamento, a NCI Intercâmbio está na ativa para te dar todo o suporte necessário. Não se esqueça: tempos difíceis passam e nós continuaremos ainda mais fortes!


A NCI quer fazer parte da história feliz da sua vida! Vem com a gente!!


Stay Safe :)


Por Joycr Silva





© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045