Conheça os programas de saúde da mulher na Irlanda


Não é apenas no Brasil que o mês de outubro é o período escolhido para focar na prevenção de doenças e na saúde da mulher. O mês que foi pintado de rosa, ganhou notoriedade e conquistou o mundo, após a sua criação nos Estados Unidos. Na Irlanda, o período não é tão simbólico como é na nossa terra natal, porém o governo da Ilha vê com bastante importância os cuidados com a saúde da mulher. Hoje vamos nos aprofundar um pouco no assunto para mostrar como funciona esta área aqui na Irlanda.


Como é de conhecimento da maioria, a saúde na Irlanda não é de graça. Para passar em um hospital é preciso pagar (mesmo que posteriormente) ou utilizar o seguro estudantil (em alguns casos a taxa cobre o gasto). Porém, a melhor forma de tratamento para doenças é a prevenção. Para isso, a ilha conta com diversos GPs (general practitioner), conhecido no Brasil como Clínico Geral.


Uma consulta com o GP varia de 50 a 60 Euros em média. Após a primeira consulta, quando se trata de saúde da mulher, há uma bateria de exames que podem ser feitos completamente de graça, ou melhor dizendo: patrocinados pelo governo. Estes exames se estendem a qualquer mulher que viva na ilha, que tenha mais de 25 anos, independente do seu tipo de visto.


É possível também fazer o agendamento do exame por meio online, desta forma a mulher não precisa passar pelo GP. No entanto, é necessário o número do PPS, (documento de trabalho irlandês). No caso do agendamento online, o exame disponível é o de prevenção do câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau.

São mais de 1400 endereços para a realização do exame em todo o país. Você pode consultar o mais próximo de você (veja a lista completa aqui): Se os exames voltarem com alguma alteração negativa nos resultados, pode ser solicitado um segundo papanicolau ou, em casos mais complexos, uma colonoscopia, que também será gratuita.


O exame leva em média cinco minutos para ser realizado e seus resultados saem em no máximo quatro semanas. A idade mínima foi estabelecida porque mulher abaixo dos 25 anos tem baixa probabilidade de contrair a doença. O programa de prevenção pode ser considerado um sucesso, já que o mesmo funciona desde 2008.


Quando o assunto é o câncer de mama a Breast Cancer Ireland promove anualmente uma corrida nomeada de Great Pink Run, para chamar a atenção sobre um dos tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres. Este ano, a organização espera mais de 35 mil participantes. Para participar basta se inscrever no site. Os valores da corrida variam entre 5 e 25 euros e serão revertidos para a causa.


Esses assuntos podem parecer quase impensáveis para quem vai fazer um intercâmbio, mas a NCI Intercâmbio acredita que quanto mais informações os nossos cliente possuírem melhor será sua estadia no país. Por isso, não deixe de compartilhar o texto com suas amigas que já estão na ilha e com as que pensam em passar uma temporada por lá.

Por Joyce Silva

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #intercambioirlanda

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045