Saiba como é a experiência de intercâmbio em Cape Town, na África do Sul

Atualizado: 2 de Jan de 2019



Começando a pensar no intercâmbio, mas já decidiu que quer ir para a África do Sul, o país com belas paisagens, clima ameno, povo hospitaleiro e rico em cultura. Que tal embarcar de cabeça nesta aventura? A Juliana Diniz, que mora na cidade de Cape Town, conhecida no Brasil como Cidade do Cabo, e é de lá que ela apresenta esse paraíso para o nosso blog e dá dicas do passo a passo de como fazer seu intercâmbio na cidade.


Há seis anos morando em Cape Town, Juliana conta que foi amor à primeira vista entre ela e a cidade. Ela viajou para lá para estudar inglês por dois meses, voltou para o Brasil e embarcou novamente para uma temporada de um ano. Segundo a consultora na primeira viagem o seu inglês era zero, mas depois de um ano estudando ela já acreditava ter um nível bom o suficiente para aplicar para a faculdade, antes de ser aceita ela ainda fez o último ano do colegial do país e depois ingressou na faculdade de engenharia, que concluirá ainda este ano.


O primeiro passo, um dos mais importantes segundo Juliana, é definir o tempo disponível para viver o intercâmbio no país sul africano, para estudar até três meses não é necessário o pedido de visto de estudos, ou seja, o visto de turista é válido para o tempo. A melhor parte é que para brasileiros não é necessário a solicitação deste visto, ele é concedido na chegado ao país. Para estadias maiores o visto passa a ser necessário e o pedido deve ser feito ainda no Brasil.

Falando das similaridades entre o Brasil e a África do Sul, Juliana aponta que na verdade há mais semelhanças do que diferenças, por isso é fácil se acostumar com o país. “Um diferença que eu amo, é que ninguém trabalha igual louco aqui. Não é igual São Paulo. A galera começa a trabalhar cedo e termina cedo. Depois de um dia de trabalho a galera vai pra montanha, ou pra praia no verão. Todo mundo se exercita aqui, você vai pra montanha e está morrendo na trilha e tem uma tiazinha de uns 60 anos correndo lá!”


Sobre o clima ela avisa que o inverno pode ser pesado para os menos acostumados. “O clima pra mim foi um choque. Aqui no inverno fica bem frio e chove bastante, eu estava acostumada com o clima de calor todo dia.” Assim como no Brasil, o inverno acontece de Julho até Setembro e as temperaturas podem atingir até -5°C. Porém, as demais estações mantém um clima ameno e ótimo para aventuras.


Para os que querem vivenciar outras culturas de perto o local também é ideal, o que não falta é variedade de cultura e diversidade. Juliana explica que as culturas de diversos povos se mantém intactas até hoje, elas são distintas e claras de se diferenciar. “Cape Town é muito interessante, e é uma aventura cultural. Além disso, você conhece gente de todo mundo, porque aqui todo mundo é bem-vindo e Cape Town é destino confirmado de todas as nacionalidades por causa das suas belezas naturais.”


Motivos que tornam Cape Town interessante não faltam e Juliana não mede esforços para elogiar o local. “Cape Town também tem um estilo meio alternativo chic. Vários coffee shops e clubs com tudo vintage super estilosos. A cidade aqui é organizada e linda de morrer com muitas belezas naturais. Pra quem gosta de esportes e natureza aqui é o seu lugar. Eu não me imagino morando em algum lugar que não seja bonito e com as belezas naturais daqui. A vibe aqui é tranquila, a galera é mais tranquila e na minha opinião isso fez com a minha qualidade de vida aumentasse tremendamente assim que me mudei”.


A melhor parte de viver ou viajar para a cidade, segundo a consultora é a experiência de ficar tão próximo das belezas naturais, das montanhas, das praias e das vinícolas. Para finalizar Juliana ressalta que “eu não trocaria Cape Town por qualquer lugar no mundo. O lugar teria que ser muito massa pra eu decidir me mudar”.


Gostou da história da Juliana ou precisa de mais informações? A NCI Intercâmbio tem todas as informações que você pode precisar para estudar na África do Sul e vivenciar de perto todas as maravilhas deste país. Não perca tempo, entre em contato agora mesmo e quem sabe sua vida não muda completamente igual a da nossa consultora Juliana.

Por Joyce Silva

#intercâmbio #áfricadosul #nciintercambio #estudarfora #estudante #capetown

Encontrou algum erro? Por favor contate: info@nciintercambio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045