COVID-19: Saiba como aplicar para a ajuda governamental irlandesa



Infelizmente, o novo Coronavírus, o Covid-19, alcançou escalas inimagináveis nas últimas semanas. Uma das preocupações da NCI Intercâmbio é que todos os seus alunos e clientes fiquem seguros durante a pandemia que acontece no momento. É claro que devemos seguir à risca todas as recomendações do governo e ficarmos atentos a cada mudança que acontece, porém nem sempre é possível. Por esse motivo, hoje, vamos falar do que fazer durante seu intercâmbio na Irlanda no meio desta calamidade.


Como já é do conhecimento de todos, as escolas na Irlanda estão fechadas até o dia 29 de março, e essa data pode se estender. É importante lembrar que durante este período nenhum aluno pode tomar falta, ou seja, o attendance para pessoas que precisam renovar o visto está seguro. Para os que querem repor as aulas, é possível conversar na escola e estudar durante o período que seria as férias de cada estudante.


Seguindo a linha das escolas, muitos estabelecimentos suspenderam suas atividades. O último levantamento do Ministério do Trabalho Irlandês estimou que 140 mil pessoas estão sem trabalho no momento. Este número é referente às pessoas que trabalham em Pub, bares e restaurantes. Mas calma, os trabalhadores vão voltar aos seus postos, normalmente, após a crise.


Prevendo que esta falta de trabalho pode afetar a economia do país, o governo liberou uma verba para que os trabalhadores tenham como se manter durante o período.


O que é preciso fazer para receber o benefício?


O primeiro passo é acessar este link e imprimir o formulário. Em Galway, é possível se dirigir ao Intreo e retirar o documento impresso. Após impresso é só preencher com todos os dados e deixar no próprio Intreo ou enviar pelo Post Office.


O governo disponibilizou uma ajuda semanal de € 203 por pessoa. A princípio, o valor será recebido por seis semanas, mas, caso a situação piore, o período pode ser estendido. Ou seja, caso você esteja sem trabalhar ou tenha sofrido uma elevada redução de horas, existe a chance de receber esta ajuda. O que não se pode assegurar é que todos os pedidos sejam atendidos, porém o benefício se estende ao visto Stamp 2, que é o de estudante. O que o governo garante é que todos os documentos serão analisados.


Com o documento preenchido há duas formas para seu envio:


A primeira, é na Intreo da sua cidade. Este órgão governamental é como o serviço social irlandês. Caso não saiba onde fica a unidade da sua cidade, é só dar um Google. Nesta opção, ao entregar o formulário, o trabalhador tem a possibilidade de pegar um documento de extensão do benefício, além das seis semanas.


A segunda forma de envio, é encaminhar por meio de uma agência do Post Office (correios), em que não há cobrança de postagem. Esta opção pode ter um retorno mais demorado, no entanto, a entrega deve ser mais rápida, afinal o Intreo estará com filas.


Após o envio do formulário não há mais o que fazer, a não ser aguardar. Ainda não temos informações sobre o que pode acontecer, caso o benefício seja negado e nem informações sobre a possibilidade de recorrer. Assim que tivermos informações mais concretas, enviaremos aos alunos por meio do nosso grupo exclusivo do WhatsApp.


No entanto, a prioridade é a saúde. Evite sair o máximo possível, não promova festas ou participe de reuniões em grupo. Lembre-se que este estado de contenção pode durar apenas duas semanas se cada um fizer a sua parte. Mantenha um nível elevado de higiene - que nós sabemos que os brasileiros possuem normalmente -, além de prestar mais atenção ao ato de tocar o seu rosto, boca, olhos e nariz.


Outro fator pouco comentado durante períodos de crise, mas extremamente relevante, é a saúde mental das pessoas. Outra vez o Governo entende que estes são tempos difíceis para todos, por isso é possível pedir ajuda acessando este link.


Mesmo sem o contato físico, vamos manter contato virtual com todos os nossos amigos e familiares. Vamos falar sobre saúde mental e pedir ajuda caso algo esteja incomodando; não há vergonha nenhuma nisso. Corpo e mente trabalham juntos para o nosso bem-estar.


Falando em corpo, vários aplicativos de esportes estão de graça para a Europa. É possível baixar alguns deles e se exercitar durante a contenção. Chequem as opções disponíveis nas lojinhas de compra de cada sistema operacional.


E o mais importante de tudo: mantenham-se calmos. A NCI Intercâmbio está 100% atenta aos acontecimentos e a cada novidade informaremos nossos alunos. Infelizmente, não contamos com informações privilegiadas, estamos como todos aguardando as próximas orientações do governo e de instituições de saúde. No entanto, uma coisa é certa: estamos à disposição para tirar suas dúvidas e tornar o seu intercâmbio o melhor possível, independente da situação.

Por Joyce Silva


© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045