Antes de embarcar para o seu intercâmbio, descubra algumas peculiaridades sobre a Irlanda



Já parou para pensar quantas peculiaridades existem no Brasil? Cada uma das coisinhas que fazem nosso país e cultura únicos? Em cada um dos lugares que visitamos há hábitos e costumes completamente diferentes dos que estamos acostumados e quando a gente se propõe a fazer um intercâmbio é bacana saber de antemão o que nos espera. Por isso, no blog de hoje, trazemos algumas peculiaridades da cultura e costumes irlandeses. Assim quando você desembarcar na ilha, nada disso será um choque.


Chá e leite

Que a Irlanda passou muito tempo sobre o domínio Inglês todo mundo já sabe, e que assim, como qualquer país que foi colonizado, os irlandeses também têm alguns hábitos que parecem bastante britânicos. Um deles é a obsessão por chá. Mas o que parece mais estranho para os brasileiros é que a bebida é normalmente servida junto com leite. E o chá não é popular apenas no inverno, o ano todo o chá preto ou breakfast tea é abundantemente consumido.


Lavanderia sem pia, quarto com pia

No Brasil estamos acostumados com a pia para lavar roupas, aqui na Irlanda o item simplesmente não existe na casa. Na verdade, até o conceito de lavanderia é pouco conhecido. Em grande parte das casas há uma máquina de lavar e de secar na cozinha, ou seja, não há desculpas para queimar a comida enquanto vai olhar a máquina no outro cômodo.


Se a pia é dispensada na lavanderia, você pode encontrá-la com facilidade nos quartos. Estranho à primeira vista, eu reconheço, porém, depois de um tempo dividindo casa e banheiro, ter a sua pia particular para escovar os dentes, fazer a barba e até passar maquiagem passa a ser quase indispensável.


O principal motivo para se ter uma pia no quarto é porque na Irlanda é muito comum se dividir a casa. E para não congestionar a fila do banheiro, os landlords (locadores) - que em alguns casos já constroem a casa pensando em alugar o imóvel -, pensaram nesta ideia bacana e prática.


Duas torneiras

Todas as pias, seja da cozinha, quarto ou banheiro, tem duas torneiras, o que nos deixa na eterna dúvida ao ligá-las. Uma é de água quente e a outra de fria, ou seja: sem desculpas para lavar a louça no inverno. Na maior parte das casas, a torneira quente fica do lado direito, mas isso também varia muito. A única certeza é de que assim que você se acostumar com a posição delas, uma casa nova vai aparecer na sua vida.


A espera de um banho

Já é mais normal encontrar casa com chuveiro elétrico na ilha, mas ainda há muitas que contam com o aquecimento por boiler. A saga para o banho consiste em chegar em casa e ligar o aparelho 30 minutos antes de entrar no chuveiro. O boiler esquenta uma quantidade de água que será suficiente para uma média de dois bons banhos. Parece bastante sofrido no começo, mas com o tempo você se acostuma. O segredo para os apressadinhos, é mandar uma mensagem pedindo para o housemate, que já está em casa, ligar o boiler assim que você sair da aula ou trabalho.


Bebidas entre às 10h da manhã e às 22h da noite

Por lei, todas as lojas devem parar de vender bebidas alcoólicas às 22h e só podem voltar a vender às 10hs da manhã. E, por incrível que pareça, não há jeitinho brasileiro que faça os lugares te venderem álcool fora do horário estipulado.


Os pubs também têm horário limite para parar a venda de bebidas, que é, no máximo, até às 2h30 da manhã. Depois disso, os estabelecimentos fecham e todo mundo volta feliz da vida para casa. Estas duas medidas fazem parte de um programa contra o alcoolismo do governo irlandês.


Café da manhã que vale por um almoço

O famoso Full Irish Breakfast é uma tradição nacional. Normalmente consumido aos domingos pela manhã, os irlandeses fazem questão de tirar um tempinho para apreciar o prato que pode parecer comida demais, antes das 10h da manhã para qualquer brasileiro.


O café da manhã é composto por: Rasher, o típico bacon irlandês fatiado; Salsicha; Ovos; Black Pudim, que é um embutido feito com sangue de porco; White Pudim, que pode ser feito de aveia ou de carne; Feijão; Cogumelos e Batatas. Em alguns lugares é acompanhado tomates fritos ou grelhados.


O prato montado fica bem bonito, mas pode parecer exagerado para a primeira refeição do dia. É possível encontrar em outros momentos do dia, como no almoço e vale a pena experimentar o prato tradicional.


Ovelhas são um símbolo nacional - e elas estão em todos os lugares

Sejam de pelúcia ou de verdade, as ovelhas são as verdadeiras donas da Irlanda. Não é à toa que em filmes sobre o país, há sempre um carro parado esperando os bichinhos se moverem. Em cidades menores, isso realmente é uma realidade. Claro que em lugares como Dublin e Galway, a possibilidade disso acontecer é quase nula.


Outro lugar que as ovelhas dominam são os gift shops. Há todo o tipo de item dos animais: carteiras, lenços, guarda chuvas, canecas, chaveiros, pelúcias e muito mais. Ovelhas são sempre um bom presente para levar da Irlanda para o seu ente querido no Brasil.


E aí, achou os costumes irlandeses estranhos ou peculiares? Caso você já esteja na ilha esmeralda, conta para a gente qual foi a maior diferença que você sentiu entre o Brasil e a Irlanda. Agora, se ainda não desembarcou para o intercâmbio, conta qual item te deixou mais ansioso em conhecer.


Com todos os seu detalhes, a Irlanda é um país que vale a pena conhecer e passar um tempinho melhorando o inglês. Como vocês já sabem, a NCI Intercâmbio oferece o destino e pode te ajudar com todos os detalhes para uma viagem inesquecível! Entre em contato e venha conhecer tudo isso de hoje pessoalmente.

Por Joyce Silva

#intercâmbio #nciintercâmbio #curiosidades

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045