Entenda a diferença entre os principais exames de inglês e escolha o melhor o seu objetivo



Seja para ingressar em uma faculdade no exterior, para comprovar o nível de proficiência em inglês ou até mesmo para testar os conhecimentos do aluno, os exames de inglês são parte recorrente do dia a dia do intercambista. Os exames podem sim assustar os estudantes em primeiro momento, mas nada como um bom preparo para tirá-los de letra, para isso nada melhor que estar inserido em um país com o idioma nativo em inglês.


Para esclarecer as dúvidas dos intercambista e dos que planejam fazer um programa de estudos no exterior, hoje aqui no blog vamos falar dos três principais exames de inglês aceitos no mundo. Assim fica mais fácil de escolher qual deles se encaixa melhor para o seu objetivo.



IELTS


Começamos pelo IELTS, o exame é o mais popular na Europa, porém também aceito em instituições dos Estados Unidos e Austrália, ao total por volta de 140 países reconhecem o exame. O IELTS foi desenvolvido e administrado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O exame tem validade de dois anos.


O IELTS se divide em quatro partes, são elas: Reading, Writing, Listening and Speaking. As três primeiras partes do teste são administradas juntas pela manhã, com pequenos intervalos entre uma modalidade e outra ao total o aluno tem três horas para finalizar os testes. Parte importante para obter a nota desejada no IELTS é administração de tempo.


No reading o estudante será apresentado a três diferentes texto de assuntos distintos, tendo que responder a 40 questões sobre os mesmo em 60 minutos. O formato das questões varia muito, pode ser de múltipla escolha, encontra a palavra que falta na lacuna, entre outras.


O Writing tende a ser a parte mais temida pelo estudante, já que ele terá outros 60 minutos para escrever dois textos. No primeiro que deve conter o mínimo de 150 palavras, é aconselhável que o estudante dedique 20 minutos do tempo. O segundo texto é normalmente mais complexo e demanda os outros 40 minutos, serão exigidas 250 palavras no mínimo. O estudante deve se manter no tema e escrever o mínimo de palavras exigidos ou haverá descontos na nota.


O Listening é dividido em 4 áudios, sendo eles conversas e monólogos. Normalmente a dificuldade dos áudios vão aumentando a cada fase. Cada gravação será tocada apenas uma vez, por isso o aluno precisa estar 100% do tempo focado para não perder as respostas. Ao todo serão outras 40 questões em 60 minutos.


O Speaking tem um horário diferente, normalmente acontecendo na tarde do dia dos demais testes. O estudante tem um tempo para relaxar após os teste e deve voltar ao local da prova com 20 minutos de antecedência do seu exame. Ele fará o teste sozinho com o examinador, que grava a conversa e envia a gravação para análise do Cambridge.


O teste é dividido em três partes, começando com perguntas mais tranquilas, uma espécie de aquecimento e se desenvolvendo em questões mais complexas. Lembrando que o conteúdo em si da resposta não está sob análise e sim a capacidade do candidato de se comunicar, por isso não tenha medo de mentir nas respostas.


Normalmente as notas para aceitação na faculdade começam em 6,5, porém alguns locais ou cursos, como na área de humanas exigem notas de corte mais alta, chegando até 7,5. Uma curiosidade sobre o IELTS é que existe outra modalidade para o teste, que não é acadêmica, como a citada acima. Esta outra modalidade do IELTS serve para aplicar para imigração em sua grande parte, o teste é mais fácil, porém não é aceito em universidades.



TOEFL


O TOEFL é o teste mais solicitado pelas universidades estadunidenses e canadenses. Reconhecido por mais de 100 mil universidades pelo mundo, o TOEFL é administrado online em um centro autorizado. A inscrição também é feita de forma online e o exame pode ser realizado no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo.


Assim como o IELTS o conteúdo do TOEFL é dividido em quatro etapas, Reading, Writing, Listening and Speaking. Porém o tempo de realização pode chegar até 4 horas e meia. Ao fim de cada etapa o candidato tem 10 minutos para respirar, ir ao banheiro ou tomar água. As notas variam de 0 até 120, sendo que cada módulo vale a nota máxima de 30 pontos.


No Reading são selecionadas passagens acadêmicas para testar se o candidato está familiarizado com a linguagem que será exigida na universidade. Isso inclui três ou quatro textos, cada um com aproximadamente 700 palavras e com 10 questões. O aluno terá de 54 até 72 minutos para responder toda a prova.


Writing conta com duas redação de até 300 palavras cada, o aluno terá um total de 50 minutos para escrever ambos. O primeiro task o candidato terá que ler um pequena passagem e escutar uma explicação e deve escrever sobre isso, o tempo recomendado é de 20 minutos. Já o segundo texto será sobre um tópico específico e o aluno deve usar seus conhecimentos educacionais e pessoais para escrevê-lo em até 30 minutos.


A prova do Listening testa a compreensão do aluno ao escutar, novamente os áudios tendem a ser de conteúdo acadêmico e podem variar os sotaques dos interlocutores, para aumentar ainda mais o nível de dificuldade.


Os áudios são divididos em três ou quatro trechos de aulas que tendem a ter duração de três até cinco minutos e com 6 questões cada para responder. A segunda modalidade de áudios é a conversação, que conta com dois ou três áudios com três minutos de duração, o estudante terá que responder cinco questões de cada áudio.


O aluno pode anotar o quanto quiser durante a execução dos áudios, tudo que ele achar relevante para a resposta. Ao total o candidato tem de 41 até 57 minutos para terminar esta etapa.


Já o Speaking é dividido em quatro partes com questões que podem incluir o dia a dia na sala de aula ou a vida no geral. A primeira parte o candidato será perguntado sobre suas experiências e opiniões. Nas partes dois até quatro serão testados conhecimentos que vão além, principalmente os acadêmicos, até mesmo informações que foram testadas nas partes anteriores do exame.


Ao total o candidato deve gastar em média 45 até 60 segundos respondendo cada uma das questões, ao total o teste tem uma duração que varia de 15 até 20 minutos. Assim como o IELTS, o certificado do TOEFL tem validade de dois anos.



Cambridge FCE, CAE e CPE


Os exames do Cambridge são reconhecidos como prova de qualificação em inglês por todo o mundo, porém não são tão aceitos nas universidade como os dois anteriores. Algumas universidade da Inglaterra e Irlanda podem até mesmo aceitá-los após um processo de adequação as notas dos exames anteriores.


Os exames do Cambridge são divididos em três níveis, O FCE - First Certificate in English - que tem o nível intermediário (B2). O CAE - Certificate of Advanced English - Nível avançado (C1). E o CPE - Proficiency - Nível proficiente (C2). O formato da prova é sempre o mesmo, o que muda é o conteúdo aplicado e o tempo para cada nível.

Diferente dos outros dois exames as notas do Cambridge se dividem em A, B ou C, dentro disso há uma pontuação a ser alcançada para entrar em cada uma das grades. Caso a pontuação mínima para a grade C (a mais baixa) não seja alcançada, o candidato não receberá um certificado. O tempo de validade do Cambridge também é outro diferencial, o exame vale por 10 anos.


O exame também é dividido em quatro partes, Reading and Grammar, Writing, Listening and Speaking. A duração entre os níveis da prova também podem ser modificadas, no texto vamos usar a duração e a estrutura do FCE.


Na primeira etapa o candidato fará uma prova que mistura o uso de inglês (Grammar) com sua habilidade de leitura (Reading). São sete etapas no total do primeiro task. Quatro partes de gramática e outros três testes de leitura. Ao todo o estudante tem 1 hora e 15 minutos para finalizar esta etapa.


Já no Writing são exigidos dois textos. Em um dele o estudante precisa fazer um ensaio com o tema fixo da prova, no segundo texto o estudante tem autonomia de escolher um dos três temas ofertados. Nesta parte o texto pode ser um e-mail formal ou informal, um artigo entre outras opções. Ao todo são 1 hora e 20 minutos para a realização da tarefa.


O Listening serão quatro áudios com 10 perguntas cada, com uma duração de 40 minutos. Ao término da escuta o estudante terá cinco minutos para transferir as respostas do caderno de perguntas para a folha de resposta, apenas as respostas desta folha contarão para a nota.


O Speaking é feito em dupla, também dividido em quatro partes. As perguntas podem ser direcionadas a apenas um dos candidatos, aos dois ou até mesmo solicitado para que um candidato opine sobre o que o outro disse, por isso deve se manter a atenção por todo o tempo. As notas não são conjuntas, cada um dos candidatos é avaliado individualmente, mas a conexão entre eles ajuda a desenvoltura do teste.


O teste tem duração de 15 minutos e normalmente é feito em um dia diferente dos demais conteúdos. Mesmo em dupla, cada um dos estudantes terá que falar por ao menos dois minutos sozinho.


Agora ficou mais fácil de entender cada um dos exames e até mesmo escolher qual deles melhor se encaixa para o seus objetivos? Lembrando que as escolas parceiras da NCI Intercâmbio oferecem cursos preparatórios para a maioria dos exames! Não perca tempo, entre em contato com a nossa equipe ainda hoje e venha estudar no exterior ainda este ano!!!


Por: Joyce Silva















© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045