Escolha o destino ideal para o intercâmbio de acordo com o seu perfil



Qual a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando falamos a palavra intercâmbio? Para muitos pode ser dinheiro, já para outros o fator tempo tem maior relevância. Alguns vão, até mesmo, apontar a idade como um dos requisitos para fazer a viagem. No entanto, se eu te disser que tudo isso pode ser negociado e se encaixar, exatamente, na sua necessidade, verba e tempo disponível, te interessaria? Hoje, no Blog da NCI Intercâmbio, vamos discutir como decidir o intercâmbio de acordo com o seu perfil.


Mesmo com a diversidade de perfis, o resultado esperado é sempre igual: o aprendizado e a fluência em um novo idioma. Tendo o inglês em mente, que é a língua mais procurada para intercâmbio, as possibilidades de países e modalidades são bastante amplas. Por exemplo, é possível fazer um intercâmbio de férias e, com apenas um mês, fazer uma total imersão no idioma.


Vamos começar com o jovem que acabou de terminar a escola ou faculdade. Para estas pessoas que dispõem de tempo, antes de entrar no ensino superior ou em um trabalho fixo, é recomendável um intercâmbio de longa duração. Esta modalidade é a que mais ajudará a obter a fluência na língua e também será um diferencial na hora de procurar um emprego, já que empresas prezam a experiência de morar fora, além da familiaridade com o idioma.


Caso o jovem opte pelo intercâmbio de longa duração, o segundo passo é pensar no destino. Alguns países têm o foco exclusivo no aprendizado enquanto outros, o estudante consegue estudar e até conseguir um trabalho, como na Irlanda. Alguns pontos devem ser levados em consideração antes de bater o martelo, o tempo de estadia e o valor para o investimento.


O terceiro passo é estar ciente do clima e o país, já que a adaptação e a conexão com o local também podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um intercâmbio.

Se o seu perfil é de negócios ou busca um intercâmbio para conseguir se recolocar no mercado de trabalho ou, até mesmo, alcançar a sonhada promoção, seu tempo disponível é menor. Para esses casos, há a opção de intercâmbio de curta duração que pode ser de férias ou de até três meses.


Diferente da modalidade anterior, que pode ter duração de seis meses até um ano, o intercâmbio de curta duração não dá direito a trabalhar em nenhum dos países, por isso, a escolha do destino passa a ser extremamente ampla. Aqui cabe pensar qual o lugar que sempre quis conhecer e qual trará maiores possibilidades de viagens e lazer durante o tempo, afinal fazer turismo também ajuda, e muito, a desenrolar o inglês.


O perfil do viajante também pode ser interessante, já que, diferente dos demais, o caminho deve ser feito ao contrário. Caso você esteja de férias e queira curtir um local específico e aproveitar para melhorar o inglês, a opção é super válida. Desta forma, o viajante decide o lugar que ele quer estar e a NCI entra com as informações das escolas e melhores locais para aprender o inglês durante o seu break do trabalho.


O mais bacana desta opção é que pode abranger a família toda, já que todos podem embarcar para as férias. As opções são múltiplas, todos podem estudar ou apenas uma das pessoas. Ai novamente, a decisão fica a critério dos viajantes. Esta modalidade é bastante válida para os pais com filhos menores de idade que não se sentem seguros em mandar os pequenos sozinhos.


E se você chegou até aqui e não se encaixou em nenhum dos perfis, não fique achando que o intercâmbio não é para você. A NCI está aqui, justamente, para te ouvir e auxiliar na escolha do que é melhor para a sua viagem. Independente do seu perfil ou objetivo, entre em contato com a gente, vamos conversar e encontrar juntos o destino ideal para o seu intercâmbio.

Por Joyce Silva


© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045