Conheça um pouco mais sobre os esportes populares na Irlanda


Se você é fã de esportes, a Irlanda pode ser um ótimo destino para conhecer modalidades incríveis! Os irlandeses são apaixonados por rugby e futebol, e, em especial, pelos esportes gaélicos Hurling e Gaelic Football, que são extremamente populares no país. Estes esportes podem parecer estranhos à primeira vista, mas são bastante populares no país e não são tão difíceis como pensamos.


Começando com o futebol Gaélico, as partidas têm duração de 60 minutos divididos em dois tempos de 30; caso no final haja um empate é concedida uma prorrogação de 20 minutos. São dois times compostos por 15 jogadores cada e o objetivo é marcar gols.


Nas duas laterais de um campo quadriculado, estão as traves em formato H, os jogadores devem chutar ou socar a bola entre as traves, por cima são calculados três pontos, caso a bola passe por baixo, apenas um. A bola usada é um misto das nossas bolas de vôlei e futebol - mas bem mais pesada que ambas -, redonda e com costuras laterais.


Mudando para o Hurley, que parece um pouco com o Hockey, mas é praticado há mais de 4 mil anos. Também é jogado por duas equipes com 15 jogadores cada, mas ao invés de mãos e pés são usados bastões para bater na bola, em formato redondo do tamanho de uma bola de tênis.

Existem algumas semelhanças entre os dois esportes. Por exemplo, no Hurley o gol também é em formato de H, caso a bola passe por cima o time ganha três pontos, por baixo apenas um, só fica um pouco mais difícil pois é preciso usar o bastão para fazer esses lances.

São dois tempos de 35 minutos, mas o árbitro tem o poder de acrescentar tempos extras caso o jogo tenha sido parado. Em caso de empate são acrescentados dois tempos de 10 minutos cada. Para equipes sub 13, o tempo cai para 50 minutos totais de partida.


Com as semelhanças há uma vantagem: os dois esportes podem dividir o mesmo estádio, e esse é o Croke Park, conhecido como o lar dos esportes Gaélico.


O estádio foi construído há 100 anos e comporta até 82,300 pessoas. É lá que as finais dos campeonatos de futebol Gaélico e Hurley acontecem. Mesmos que você não seja fã de esportes é um local que vale a pena conhecer pela experiência.


Já o Rugby, vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, então a maioria dos brasileiros já está mais familiarizada com o esporte. Para explicar melhor, o objetivo do jogo também é o gol, mas ele é marcado de forma diferente. O jogador deve atravessar o campo do oponente até a linha do gol e colocar a bola, desta vez em formato oval, no chão.


O Rugby é um esporte de muito contato físico, por isso é recomendado que os jogadores usem os equipamentos adequados para a prática. As partidas duram 80 minutos divididas em dois tempos, ao todo são quatro juízes, porém apenas um tem o total comando do jogo.


Infelizmente, a Irlanda nunca ganhou um campeonato mundial, mas isso não exclui o país de ser um dos principais times do esporte. Já na Heineken Cup, uma espécie de liga dos campeões de Rugby, os times Leinster (Dublin) e Munster (Limerick) são campeões frequentes.


Mas não vá pensando que são só essas as paixões do povo irlandês, o futebol tradicional também tem bastante espaço no coração deles. As maiores torcidas são dedicadas aos times ingleses Manchester United e ao Liverpool e ao escocês Celtic, que dá para perceber pelo nome que tem um pouco de irlandês, uma vez que o time foi fundado por imigrantes do país que escolheram a Escócia como casa.


Alguns desses esportes não são difíceis de praticar no país, basta procurar um campo e se juntar à equipes amadoras. Mas, caso você ainda prefira o bom e velho futebol brasileiro, também não é difícil de encontrar grupos dispostos a jogar uma pelada; em alguns casos até pode achar outros brasileiros para se divertir juntos.


Independente da sua escolha, a NCI intercâmbio te ajuda com toda a parte burocrática do seu intercâmbio, sendo assim, você consegue se divertir mais durante o período! Entre em contato ainda hoje e venha experimentar esses novos esportes! Ah, e depois para a gente como foi essa experiência!

Por Joyce Silva

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #irlanda

Encontrou algum erro? Por favor contate: info@nciintercambio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045