Experiência de Sucesso, o intercâmbio além do planejamento


O intercâmbio segundo algumas pessoas foi a melhor experiência da sua vida e para outros foi uma experiência de bastante aprendizado, mas um tanto quanto complicada, principalmente no início.


O que diferencia esses dois grupos de pessoas é a habilidade que possuem para lidar com situações adversas e o quanto possuem habilidade para produzir aquilo que faz bem para si.


Nova língua, nova cultura, fuso horário e clima diferente, novos hábitos a serem desenvolvidos, acesso à novos sabores, novas pessoas, a distância das pessoas que ama, fazer as coisas por si só, entre tantas outras mudanças, certamente estas estarão presentes durante o intercâmbio.


Não sei da sua história, mas tenho a certeza de que quanto mais diversificada forem as situações que você tenha vivenciado em sua história de vida, maior é o repertório comportamental que você desenvolveu.



Vou tentar te explicar... ter estudado em diversas escolas, ter feito amigos de idade e cultura diferentes da sua, ter conhecido lugares variados, ter morado sozinho, estar acostumado a buscar sozinho soluções para seus problemas, são alguns exemplos de situações vivenciadas que favorecem para que você amplie seu repertório comportamental.


Quanto mais amplo for seu repertório comportamental, melhores condições terão para lidar com situações adversas.


“Ah, eu fiz uma série de coisas diferentes na vida, então terei sucesso no intercâmbio?”


O sucesso no intercâmbio depende de alguns fatores, ter um repertório comportamental variado contribuirá para que diante de uma situação inusitada você encontre saída para os possíveis problemas com maior êxito, o que poderá aumentar sua segurança para lidar com diferentes situações, facilitar o seu processo de adaptação e contribuir para que você enfrente as situações de forma mais tranquila.


Quando pensamos em situações adversas nos lembramos sempre das situações inusitadas ou problemas que podem ocorrer e você precisará enfrentar.


Calma! Você não precisa enfrentar tudo sozinho, além das pessoas que você ama e das amizades que fizer, pode contar com o apoio de profissionais especializados, como uma agência de intercâmbio.


Além da solução de problemas que é algo que a maioria das pessoas se preocupa, existe algo fundamental e que muita gente esquece de avaliar antes de ingressar-se num processo de intercâmbio, que é a capacidade de produzir situações de reforço para si, ou seja ter atitudes que te levem a ter acesso a coisas que te fazem bem.


O cheiro de bolo de fubá da casa da vó, o tapete confortável do seu quarto, a lambida de bom dia do seu cachorrinho, o banho demorado, a privacidade para falar ao telefone entre tantas outras coisas que te fazem bem e por um tempo poderão ser diferentes, devem ser substituídas por outras coisas que também te fazem bem, para que você se mantenha bem.


Para refletir: referente às coisas que te fazem se sentir bem, quais delas você:


- Conseguirá manter durante o intercâmbio?

- Não conseguirá manter durante o intercâmbio? De que forma substituirá, o que fará de interessante para reparar essa perda?


Essas questões poderão ajudá-lo a entrar em contato com o que de fato sentirá falta e estimular a necessidade que todos temos de autocuidado. Estar verdadeiramente preparado para o intercâmbio requer planejamento e uma dose extra de autoconhecimento.


A psicoterapia cumpre esse papel de identificar as principais motivações para o intercâmbio, quais são suas forças e limitações a serem trabalhadas, alinhar as expectativas geradas com o processo comparadas a realidade que enfrentará e ampliar o repertório comportamental.


Um repertório comportamental variado certamente contribuirá com o seu processo de adaptação em um novo país, favorecendo que você conduza as situações que enfrentará, da melhor maneira possível e encontre condições para produzir consequências reforçadoras para si.


O encontro com o novo poderá ser uma experiência tão incrível quanto você estiver aberto para esse processo.


Bom intercâmbio!


Luciana Vanini

Psicoterapeuta Comportamental | Orientadora Profissional | Consultora de RH | Coach

Atendimento presencial e online de adolescentes, adultos e casais.

Instagram | Facebook | Converse pelo WhatsApp



#nciintercambio#nciintercambio #intercâmbio#intercâmbio #estudarfora#estudarfora #morarfora#morarfora #intercambioirlanda#intercambioirlanda

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045