Festival de Artes em Galway acontece em julho e agita a cidade irlandesa



Galway pode até parecer pequena para os moradores de São Paulo ou do Rio de Janeiro, por conta de seus quase 80 mil habitantes, trânsito leve e vida tranquila. Mas no verão a cidade fica gigantesca, isso porque diversos festivais e atrações a invadem e convidam o restante da Irlanda e do mundo para aproveitar toda a temporada em alto estilo. Um dos principais eventos é o anual Galway International Arts Festival (GIAF), que este ano acontece de 15 até 28 de Julho e deixa a cidade fervendo.


O festival é um evento recorrente há 41 anos e ganha mais força a cada edição. O GIAF foi fundado por artistas “ao redor de uma mesa de cozinha”, que tinham o sonho de trazer arte para Irlanda, ao mesmo tempo que houvesse espaço para celebrar e valorizar os artistas locais. A intenção destes visionários era colocar todos no palco para que os talentos escondidos pudessem ser ouvidos pelo público.


Se você acha que estamos exagerando ao falar do GIAF, o The Guardian, um dos maiores jornais do mundo, nomeou o evento com um dos cinco festivais mais importantes do verão europeu. Durante seus 14 dias é esperado que mais de 250 mil pessoas passem por Galway e curtam seus shows. No total são 34 espaços com mais de 200 atrações, nos horários mais variados possíveis.


Outra atração a parte do Festival é a uma gigante tenda azul, montada no estacionamento de uma das universidades da cidade. A tenda é iluminada e pode ser vista em alguns pontos da cidade. Sua função é receber diversas atrações durante o evento, mas muitos passam somente para admirar a beleza da estrutura.


O festival é dividido em algumas programações, como por exemplo Ópera, Teatro, Circo, Dança e Street Art. Pode soar estranho em um primeiro momento se falar em Ópera, afinal parece algo antigo e que pessoas jovens não vão querer apreciar, no entanto, é justamente este padrão que a Irish National Opera tenta quebrar com a sua atração Least like the Other, Searching for Rosemary Kennedy, um musical que ficará em cartaz por cinco dias, durante o GIAF.



Aos amantes do Circo e acrobacias, o grupo australiano Gravity & Other Myths desembarca em Galway com seu show Out of Chaos, que inclui música ao vivo e vários artistas desafiando a gravidade. Para quem prefere uma peça de teatro são tantas opções, que mal cabem no papel. Alguns espetáculos viajaram o mundo para fazer parte do GIAF, como o Until the Flood, da norte americana Dael Orlandersmith, que narra eventos de violência policial ocorridos nos Estados Unidos em 2014.


A música é o evento que tem maior espaço dentro do GIAF com diversos artistas e espetáculos em quase todos os dias e para todos os gostos e estilos musicais. Músicos de diversos países chegam a cidade para suas apresentações; tem gente da França, EUA, Inglaterra e muito mais. Caso você esteja em Galway nesse período vale muito a pena pesquisar no site do evento qual dos shows te interessa mais.


Em 2019, uma das principais atrações musicais é a cantora Macy Gray. No ano de 1999 Macy ganhou os prêmios mais importantes da indústria (Grammy Awards e Brit Awards) com seu álbum How Life Is, que vendeu mais de 25 milhões de cópias no mundo todo. A cantora, com voz única e estilo inconfundível, é mais do que aguardada na cidade, sua única apresentação acontece no dia 21 de julho, com ingressos a 35 euros, ou seja, super barato para uma artista desse porte.



Já nas galerias de arte, os visitantes podem conferir exposições criativas e fantásticas totalmente de graça, como é o caso da The Paralleled Mind, da artista de Taiwan, Annlin Chao. Nesta exposição, a artista explora três mindsets diferentes, buscando histórias que vão além do superficial para tentar encontrar qual delas é real. Profundo, não é?


Calma que ainda não acabou, diversas palestras serão ministradas durante o período do evento. Elas vão de temáticas como mudanças climáticas, Shakespeare, Política, Direito à habitação, Zonas de Conflitos, Refugiados e entre outras. Agora imagina como todos estes espetáculos podem ajudar a melhorar o seu inglês. É claro que há muito mais para se falar e descobrir sobre o festival, que não caberiam em mil páginas, por isso você precisa aproveitar por si só, vivenciando esta experiência aqui em Galway.


Algumas das atrações não têm custos, para outras é necessário adquirir ingressos, que começam com o valor de 10 euros e chegam em média até 40 euros. Este é um preço pequeno para se pagar em comparação ao retorno cultural recebido.


Outra coisa bastante comum no período dos eventos é que as horas de trabalho aumentem bastante, assim o estudante pode acabar ficando preso entre trabalho e escola e perdendo alguns eventos. Nosso conselho é sempre conversar com o empregador e achar uma brechinha para não perder todo o espetáculo, afinal este tipo de festival é importantíssimo para o seu intercâmbio, já que é uma experiência extraordinária para o intercambista.


Além de todas estas atrações, não podemos deixar de ressaltar que Galway é um dos destinos ideais para ser visitado em 2019 e que a cidade conta com uma das principais cozinhas da Irlanda para ser apreciada. A cidade é uma mistura perfeita entre modernidade e construções medievais, que deixam o clima ainda mais propenso para curtir um festival de artes.


Por fim, o Galway International Arts Festival pode ser uma oportunidade única e incrível para o aluno vivenciar a cultura Irlandesa mais de perto. Lembrando que Galway é um dos principais destinos oferecidos pela NCI Intercâmbio e que você pode ter essa experiência com toda a segurança e cuidado que a agência dedica aos seus estudantes. Entre em contato com a NCI, pois vai ser um prazer conversar um pouco mais sobre os seus planos. Quem sabe no próximo verão você seja uma das 250 mil pessoas curtindo o festival!

Por Joyce Silva / Imagens: GIAF

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #intercambioirlanda

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045