O inglês como um diferencial na sua carreira profissional



Uma hora ou outra todo mundo passa pela fase de questionar a carreira escolhida. Pode ser pela vontade de se aventurar em uma nova área ou até mesmo para dar um passo à frente, conseguir uma promoção e estabilidade. Um dos melhores diferenciais para se destacar no mundo dos negócios é o inglês. O idioma ainda é pouco falado entre os brasileiros, mas já é um dos principais requisitos para algumas vagas.


Nos dias de hoje, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e um segundo idioma acaba sendo um importante diferencial. Em vagas na área de comunicação, comércio exterior e tecnologia da informação, o idioma é tão necessário que pode ser exigido no início do processo seletivo. Algumas entrevistas são conduzidas inteiramente em inglês.


Outra coisa que não é novidade, é o fato do idioma ser cada vez mais exigido pelas empresas. Mesmo sem a necessidade da utilização no dia a dia do escritório, as organizações precisam ter a certeza de que o profissional domina o inglês o suficiente para falar ao telefone, escrever e-mails e até mesmo conduzir reuniões. Não são poucas as histórias de pessoas que perderam boas oportunidades pelo fato de não ter estas habilidades.



Uma pesquisa da Catho, site de empregos, mostra que profissionais que dominam o inglês, chegam a receber um aumento de 52% nos salários. Outra pesquisa também aponta que apenas 3% dos brasileiros são fluentes no segundo idioma.


Para os que querem continuar os estudos e se especializar e assim alavancar a carreira, o inglês é solicitado novamente. As universidades do Brasil são excelentes, porém um diferencial incontestável seria fazer uma pós-graduação fora do país. Há diversos programas de bolsas de estudos, inclusive em países que não tem o inglês como língua nativa, que exigem o idioma para aplicação.


O conhecimento de uma segunda língua também pode ser uma vantagem quando falamos em quantidade de cultura adquirida, uma vez que o inglês abre portas para viajar o mundo e se conectar com outras pessoas. Pode parecer que não, mas este é um requisito “oculto” que faz toda a diferença em um processo seletivo ou para uma promoção.


Caso você tenha problemas com o idioma ou esteja em um nível considerado baixo, o intercâmbio pode ser uma ótima opção para desenvolver o seu inglês. A permanência em um novo país e a imersão em uma nova cultura acelera de maneira significante o desenvolvimento da segunda língua. A necessidade de conversar e “se virar” em um idioma que não seja o português força o aluno a se dedicar mais e obter resultados muito mais rápidos.


Interessante não é? Você imaginava que o inglês poderia trazer tantos benefícios assim para a sua vida? Que tal começar o novo ano já com planos de aprimorar o idioma?


A NCI Intercâmbio está no mercado justamente ajudando pessoas como você! Entre em contato ainda hoje para começar a planejar o seu intercâmbio e os novos passos da sua carreira de sucesso!

Por Joyce Silva

#intercâmbio #nciintercâmbio #inglês #carreiraprofissional

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045