Cork, a segunda maior cidade da Irlanda é perfeita para o seu intercâmbio

Atualizado: 4 de Dez de 2018



A Irlanda pode ser um país territorialmente pequeno, mas o que não faltam são opções de cidades diferentes para fazer intercâmbio. Aqui no Blog já mostramos o olhar de uma intercambista de Dublin, hoje é a vez de Cork, a segunda maior cidade irlandesa localizada no sudoeste do país.


Apesar de Cork ser também o segundo local mais procurado pelos intercambistas, a cidade ainda mantém o ar de tradicionalista, ou seja, para os estudantes que querem entrar de cabeça na cultura e tradições irlandesas, Cork passa a ser um dos lugares ideias. Também é menos comum ter contato com a língua portuguesa, assim como Dublin é muito fácil conhecer pessoas do mundo todo, justamente por ser uma localização agitada.


Cork é uma cidade receptiva e segura, a hospitalidade dos irlandeses é famosa, mas no interior ela é um pouco mais aflorada, o estudante não tem dificuldades em conseguir ajuda ou informações mesmo com o nível inicial de inglês. A Irlanda em geral é super segura, mas como é comum em todos os locais, o interior é ainda mais seguro, por isso as pessoas que não tem medo nenhum de voltar a noite a pé para casa, mesmo sozinho.


Se seu interesse é o valor do intercâmbio, o custo de vida de Cork tende a ser mais barato que o de Dublin, um exemplo é o aluguel, que normalmente é mais baixo. Porém, há algumas semelhanças com a capital irlandesa, como o mercado de trabalho para os part-time, os trabalhos de cleaner, kitchen porter, são os mais fáceis de conseguir, pelo menos no começo da jornada.


A aluna da NCI Hélita Mariano dos Santos, 34 anos, está estudando na cidade há quatro meses e conta como é a experiência e o que a fez escolher uma cidade no interior da Irlanda invés da capital. Na entrevista a seguir, ela mostra como está sendo este momento na cidade.

Há quanto tempo você chegou em Cork? Eu cheguei em abril e minhas aulas começaram na primeira semana de maio, a princípio contratei o curso de três meses, no meu segundo mês de estudo já entrei em contato com a NCI para renovar por mais seis meses.


Por que escolheu Cork, entre outras opções da Irlanda? Eu tive a oportunidade de conhecer Cork o ano passado, 2017, por um mês, também para estudar. Na ocasião vim por indicação de dois amigos e me senti mais confortável, já que uma amiga minha está estudando aqui. Voltei ao Brasil por 6 meses e então retornei a Cork. Com isso, passei pela experiência de estudar em duas escolas, na CEA e na ACET.


Como foi o seu processo de adaptação e de chegada? Como eu já conhecia a cidade, foi um pouco mais fácil! Mas mesmo assim, me preparei psicologicamente e financeiramente, como eu não sabia se seria fácil arrumar um trabalho. Tenho tentando aproveitar o máximo, conhecendo novas pessoas, que estão na mesma situação que a minha, estão aqui principalmente por causa do inglês. O que demorou um pouco pra acostumar foi com os horários de ônibus, como eu moro um pouco distante, mas isso não é um grande problema. O que tenho aprendido muito é que tudo será step by step e então é preciso controlar as expectativas e se permitir ser uma pessoa melhor a cada dia.


Por que indicaria a cidade para alguém? Eu sou de São Paulo e estava acostumada a multidões, muito trânsito e infelizmente o medo. Já Cork é uma cidade muito tranquila! A Irlanda em si é tranquila, na verdade. Ando sozinha de madrugada, a pé sem nenhum problema. Eu não moro no centro, minha casa fica mais ou menos 25 minutos de ônibus, mas mesmo assim é possível fazer tudo a pé no centro, tudo é muito perto. Apesar de ser uma cultura bem diferente da nossa as pessoas são amigáveis.


Quais são seus pontos favoritos na cidade? Gosto bastante do FitzGerald Park, caminhar pela UCC, Blarney Castle. Pubs tem alguns que gosto bastante, Franciscan Well (meu favorito), Reardens, The Oliver Plunkett, The Eletric. A igreja St Finbars, vale a pena conhecer. Eu tive a sorte de vir em um período que tem sol. E para aqueles que pesquisam, devem saber que a Irlanda costuma chover muito, mas tem muitos Pubs quentinhos. E pra completar, estando em Cork, é possível visitar outros lugares de ônibus, como por exemplo, Kinsale, Middleton e outras cidades da Irlanda.

Se interessou por Cork? Quer conhecer mais sobre a cidade, as escolas e as possibilidades e tipos de intercâmbio disponíveis? Entre em contato com a NCI Intercâmbio e venha viver essa experiência!

Por Joyce Silva

#intercâmbio #cork #nciintercambio #estudarfora #estudante #intercambista

Encontrou algum erro? Por favor contate: info@nciintercambio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045