Irlanda já tem plano de vacinação contra a COVID-19


Desde 29 de dezembro a Irlanda está vacinando sua população contra a COVID-19. Assim como a maioria dos países da União Europeia, a ilha só esperou as regulamentações das vacinas pelo bloco para começar a sua campanha. E por mais animadora que as notícias pareçam, as coisas podem ser um pouco mais complicadas, já que há uma fila de espera significativa para que todos tomem as suas duas doses necessárias para imunização contra o novo coronavírus.


A maior parte dos países estão começando as vacinações pelos idosos e profissionais da saúde, já que estes são os grupos mais vulneráveis no momento. Até o dia 13 de janeiro mais de 77 mil pessoas já foram imunizadas contra a COVID-19 na ilha, destas 69 mil são profissionais da saúde. O Governo Irlandês está tentando ser o mais transparente possível sobre o assunto, e para esclarecer as informações ainda mais, hoje no blog da NCI Intercâmbio vamos falar um pouco mais sobre a campanha de vacinação contra o novo coronavírus na Irlanda.


O plano inicial do governo é que até o dia 24 de janeiro todos os profissionais de saúde da ilha já tenham recebido a sua primeira dose da vacina. Hoje, todas as vacinas disponíveis no mercado são divididas em duas doses, a segunda dose deve ser tomada 21 dias depois da primeira, porém por conta da grande demanda a segunda dose pode ser atrasada, países como a Inglaterra já optam por dar a parte dois da vacina 12 semanas após a primeira.


Outro grupo que deve estar vacinado até o final do mês de janeiro é o de pacientes em clínicas para doentes mentais e com desabilidades. Para os que tomaram a primeira dose em 29 de dezembro, dia que começou a vacinação na ilha, a segunda dose também estará disponível até o final do mês.

Com o plano de vacinação se movendo rápido, o governo irlandês tenta barrar a temida segunda onda da COVID-19, que atingiu a ilha com uma força nunca antes vista. Durante as primeiras semanas de janeiro a Irlanda passou a ser o país com o maior número de infecções no mundo (no cálculo por habitantes). Porém, o governo age de maneira contínua para combater o vírus e manter a população a salvo.


O plano oficial do governo é dividido em grupos, cada grupo tem suas regras e datas para o início da vacinação, se iniciando pelo Grupo Prioritário 1. Neste grupo estão pessoas com mais de 65 anos e com sérios problemas de saúde e também os que moram em casas de repouso. A vacinação deste grupo teve início em 4 de janeiro.


Passando para o Grupo Prioritário 2, que são os profissionais de saúde, incluindo todos os trabalhadores de casa de repouso e para pessoas com problemas de saúde mental. Este grupo começou a ser vacinado dias 29 de dezembro, como falamos anteriormente.


A partir deste ponto os grupos não são mais tratados como prioritários. O terceiro grupo inclui pessoas com mais de 70 anos. O quarto grupo é o de trabalhadores de casas de repouso e hospitais que não têm contatos com pacientes, um exemplo são as pessoas que trabalham na parte administrativa e limpeza.

O quinto grupo inclui pessoas entre 65-69 anos, pessoas com problemas de saúde, com doenças relacionadas ao coração, fígado e neurológicas. Diabéticos tipo um e dois, obesos mórbidos (com IMC maior que 40) e pessoas com doenças respiratórias crônicas. Todas as pessoas que não se encaixam nesses grupos serão vacinadas após os grupos citados acima.


O local para vacinação inclui clínicas de vacinação em massa, a clínica do GP pessoal do paciente (o GP é como um clínico geral do Brasil) e em algumas farmácias.

Para as pessoas que já estão na ilha é possível calcular aproximadamente seu lugar na fila para vacina pelo site: https://www.omnicalculator.com/health/ireland-vaccine-queue, porém, os dados não são garantidos.


Ao que tudo indica 2021 será um ano melhor que 2020, porém é importante lembrar que as medidas de segurança ainda continuam válidas, por isso siga usando as máscaras, lavando as mão o máximo possível, tenha sempre álcool gel com você e se mantenha a dois metros de distância das demais pessoas.


As informações parecem um pouco desanimadores, mas é importante lembrar que há bem mais esperanças que no ano passado em breve será possível voltar a vida normal como tínhamos antes. Até lá, que tal manter seus sonhos e planejamentos em dia, e depois de tanto tempo sem viajar, que tal investir em um intercâmbio?


A NCI Intercâmbio se orgulha muito de sempre falar a verdade aos seus clientes e mantê-los o mais informados possível, mesmo durante a pandemia quando as notícias não eram tão boas. Agora é o momento ideal para começar a planejar seu intercâmbio, não deixe para depois! Entre em contato com a NCI Intercâmbio o mais breve possível e comece a planejar o seu futuro!


Por: Joyce Silva


#intercâmbio #coronavirusvaccine #coronavirus #estudarnoexteriro #irlanda #intercâmbionairlanda