O que preciso saber sobre Intercâmbio na Irlanda?

Atualizado: 4 de Dez de 2018


Foto: João Paulo Freitas


A Irlanda é um dos países mais cogitados atualmente pelos brasileiros para fazer um intercâmbio. Entre os principais motivos para este carinho especial pelo território verde está o custo razoavelmente baixo dos cursos e exigências do governo irlandês para um período de até oito meses, renováveis duas vezes. No total, um brasileiro pode ficar até dois anos na Ilha Esmeralda como estudante de Inglês.


A possibilidade de aliar estudos e trabalho legalizado é também uma das principais motivações para os estudantes brasileiros, o que sem dúvida torna a vida mais fácil por aqui. Afinal, ganhar um salário em euros ajuda e muito a manter as despesas do dia a dia.


A boa notícia é que o país proporciona diversos programas de estudos, viáveis tanto para quem tem intenção de prolongar a estada em terras estrangeiras como para quem tem apenas a possibilidade de ficar um mês ou três meses dando aquele “up” no Inglês. Trata-se de um sonho possível que pode ser adaptado de acordo com os seus interesses.


Nós preparamos uma lista com as principais informações que você precisa para embarcar na aventura do Intercâmbio em terras irlandesas.


Vamos então ao nosso passo a passo para que você possa se organizar melhor e trazer o sonho cada vez mais perto de se realizar:


- Bem, em primeiro lugar, é preciso definir o tempo que você pretende ficar fora do Brasil estudando Inglês. No caso da Irlanda, caso você venha estudar como turista, não será necessário pagar pelo visto, já que são apenas três meses.


- A maioria opta pelo visto com permissão de trabalho (8meses) para então ajudar nas despesas. Neste caso será preciso providenciar toda a documentação, mas não é difícil. O país é receptivo e está de portas abertas para diferentes culturas. Além disso, estamos aqui para te ajudar em cada passo deste processo. A NCI tem o serviço de assistência personalizado para lhe auxiliar nessa jornada.


- A escolha da cidade e da escola de Inglês é uma das decisões que costumam levar mais tempo. Então, sugerimos pesquisar bastante. No caso da Irlanda, nem tudo está concentrado em Dublin, a capital. Você tem a opção de estudar em cidades menores, mas com escolas igualmente boas, além de ser uma grande chance de imergir na forte cultura irlandesa contida nas pequenas cidades, pois a maioria mantém o estilo medieval preservado. As principais cidades são Dublin, Galway, Cork e Limerick. A Irlanda é um país interessantíssimo também da perspectiva histórica e cultural.


- Antes de chegar em terras irlandesas, seja para um período prolongado ou mais curto, você deverá providenciar uma acomodação. O mais comum no caso dos intercâmbios de oito meses é comprar o pacote com as “Host Family”, para duas semanas. São famílias Irlandesas que alugam quartos temporários, são vinculadas às escolas de Inglês e, na maioria dos casos, são pessoas amáveis que até ajudam o estudante a procurar acomodação definitiva.


- Vamos agora a uma pequena lista do que trazer na bagagem. Um bom conselho é otimizar o máximo possível o espaço nas suas malas, dando prioridade ao que realmente será útil. Para as meninas: tragam suas calças leggings. Elas são muito versáteis e você não vai se arrepender de trazê-las. Se tiver roupa de frio, traga também. Se não, os brechós são uma ótima opção para aqueles “achadinhos” que cabem no bolso dos estudantes. É bom trazer anti-inflamatórios também, já que as farmácias irlandesas não vendem sem receita. Mas remédios como paracetamol e outros mais simples como vitaminas, podem ser encontrados em qualquer drogaria ou até supermercados e são bem baratinhos. Não se preocupe com isso.


- Documentação necessária para o visto de 8 meses:


* Passaporte

* Carta da escola confirmando que está matriculado.

* Seguro saúde com cobertura mínima de 25 mil euros. OBS para países que fazem parte do tratado de Schengen a cobertura deve ser de no mínimo 30 mil euros.

* Comprovante de acomodação. Mínimo uma semana.

*Mínimo 3 mil euros para comprovação na imigração.

*Passagem aérea de saída do país.

Imagem: unsplash.com


Para o visto de curta duração 3 meses, visto de turista o que muda é a quantia de dinheiro para comprovação, é exigido pela imigração a quantia de 500 euros para cada mês de estadia.


Ficou ainda mais interessado em investir no aprendizado do Inglês em terras irlandesas? Faça um orçamento com a gente. A NCI Intercâmbio será o suporte que você precisa para vir com toda a tranquilidade de quem será bem acolhido.

#estudarnoexterior #morarfora #intercâmbio #nciintercâmbio #irlanda

Achou algum erro? Por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045