Pensando em fazer faculdade na Irlanda? Confira algumas dicas de adaptação ao ensino superior


Seja para estender a estadia na Irlanda ou para voltar ao Brasil com uma certificação de alto nível, o ensino superior está sendo uma opção em crescente ascensão por estudantes brasileiros. Porém, há uma série de diferenças entre as faculdades do Brasil e até mesmo um novo nível de adaptação que o aluno do curso de inglês deve passar ao ingressar no ensino superior na Irlanda.


E caso, cursar uma graduação ou um mestrado na Irlanda seja seu sonho, hoje aqui no blog da NCI trazemos uma série de dicas para sua adaptação nesta nova fase.


A primeira diferença notável entre o Brasil e a Irlanda é a data do ano letivo, já que para que as férias escolares sejam durante o verão irlandês, as aulas na ilha começam em setembro e duram até o final de maio. Por isso, caso você pretenda ingressar na faculdade é interessante fazer os cálculos para que o visto das aulas de inglês acabe próximo ao mês de setembro, se não for possível, é válido pedir uma extensão de visto para imigração, porém este pode ser um processo demorado.


Ainda falando do ano letivo, é normal que seja dividido em dois semestres, um começando em setembro e finalizando em janeiro, e outro que começa em fevereiro e se estende até maio. Há uma pausa no final de dezembro, durante as festas. Para uma pessoa que estudava no Brasil, a sensação é que os semestres são mais curtos e passam mais rápido.


Aos que saem do curso de inglês e ingressam no ensino superior um dos desafios pode ser a quantidade de matérias e assuntos que serão tratados. Além disso, existem prazos para entrega de trabalhos e atividades, que costumam ser curtos, o estudante precisa se manter atento para não perder nenhum prazo, caso contrário poderá sofrer penalidades nas notas.


O tamanho dos trabalhos também é um ponto importante, já que na Irlanda eles são contados por número de palavras, e não de páginas. A quantidade pode variar de 1,500 palavras até em média seis mil, por isso é necessário reservar um tempo para fazer as atividades com calma.


Continuar ampliando os conhecimentos na língua inglesa, é outro desafio. Já que cada curso tem seu próprio vocabulário. Uma dica interessante é buscar essas novas palavras em filmes, séries e livros sobre o assunto, desta as horas extras de estudos vão parecer entretenimento.


Todas as aulas serão em inglês, e está tudo bem se o aluno não entender 100% do que o professor diz, já que as aulas tendem a ser longas. Para isso, uma boa opção é juntar um pequeno grupo de alunos e formar um grupo de estudos, assim além de fazer novos amigos e interagir com pessoas de outras nacionalidades é possível cobrir as lacunas que ficaram das aulas.


Não tenha medo de perguntar, é normal ter dúvidas e não entender os assuntos com a primeira explicação, a maioria esmagadora dos professores estão abertos a explicar outras vezes, responder perguntas e interagir com alunos de outras nacionalidades. Na verdade, ter dúvidas só mostra o quanto você está prestando atenção na aula.


A média para ser aprovado em uma matéria é de 40%, e as notas começam em 0 e vão até 100. Mesmo a média parecendo baixa à primeira vista, para alcançá-la é um pouco mais complicado. Os professores são exigentes e passam diversos trabalhos durante o semestre, além de provas que tendem a ter pesos mais relevantes para a média final.


Mesmo com todas essas etapas é importante lembrar que uma graduação ou mestrado no exterior é um diferencial enorme para a carreira de qualquer profissional, seja para voltar ao Brasil ou para viver na Irlanda. Um diploma internacional mostra que o estudante está engajado em aprender mais da sua profissão e além disso domina o inglês a ponto de se formar em um curso ministrado 100% no idioma.


E claro que se você optar por fazer uma faculdade no exterior a NCI Intercâmbio também pode te dar todo o suporte nessa empreitada. Já que a agência tem parceria com uma faculdade em Galway, na Irlanda e outra faculdade na Alemanha.

Isso quer dizer que a agência vai te ajudar em todos os detalhes possíveis e que você pode relaxar durante o seu processo de aplicação para o ensino superior, já que pode contar com um grupo de profissionais qualificados e experientes no assunto.


Para saber mais informações sobre o ensino superior na Irlanda e na Alemanha entre em contato com a NCI Intercâmbio ainda hoje. Agora, se você ainda não se sente preparado para dar este passo, também podemos te ajudar quando o assunto é o intercâmbio de idiomas! Não fique de fora, entre em contato com a NCI e venha viver o sonho do seu intercâmbio!!


Por: Joyce Silva


#nciintercambio #facukdadeno exterior #faculdadenairlanda #nivelsuperiornairlanda