É preciso saber inglês para embarcar para o intercâmbio?



Umas das dúvidas mais frequentes de quem está com planos para um intercâmbio é: Qual nível de inglês é necessário para embarcar para um país estrangeiro? A insegurança é comum, e a resposta é simples: tudo o que você precisa é exatamente o seu atual nível de inglês. Essa afirmação vale para todo mundo, mesmo aos que têm os níveis mais "basiquinhos" do idioma e que falam apenas “Hello, how are you”.


A primeira coisa que você deve ter em mente é que, quando se viaja para o intercâmbio, o objetivo é aprender o inglês, por isso a população local e até mesmo as autoridades de imigração, tendem a ser bastante pacientes com quem não tem ideia de como se expressar no idioma. Agora, o que ajuda bastante neste momento é ter uma assistência de qualidade, mas isso você deixa com a NCI Intercâmbio.


O que pode te ajudar a entender qual o nível necessário para a viagem é o seu objetivo, definir qual a aplicação do inglês. Por exemplo, caso o estudante queira seguir com os estudos em uma graduação ou pós-graduação, recomenda-se que ele já venha, pelo menos, no nível intermediário. Porém, há exceções. Esse é o caso do antigo aluno da NCI, Rogério da Rosa Gerbatin, que chegou à Irlanda sem falar uma palavra em inglês e hoje está fazendo seu doutorado em Dublin. Você pode conferir esta história inspiradora aqui no nosso blog.



A maior vantagem de aprender inglês do zero no intercâmbio, é que as chances do

aluno chegar “viciado” em alguns erros é bem menor. Aprendendo com professores nativos, é mais garantido que o seu inglês vai sair certinho do começo ao fim. E nada melhor que aprender com profissionais qualificados e que têm o idioma como língua nativa.


Agora, mesmo se após a explicação você ainda se sinta inseguro em embarcar para o intercâmbio, podemos te ajudar com algumas dicas. A primeira é: tenha todos os documentos certos no desembarque, tudo separado na mesma pasta e mantenha ela sempre junto com você. E tenha paciência com você mesmo no desembarque; até quem fala um pouco mais do idioma se sente inseguro.


Ainda assim, não se sente seguro? Faça uma carta (pode ser no Google tradutor mesmo) explicando os motivos da sua estadia no país, coloque coisas como “me desculpe eu não falo inglês” e seja o mais educado possível. Falando na ferramenta do Google, ela pode ser bastante útil. Já que os aeroportos contam com Wi-Fi e também é possível usá-la no dia a dia na cidade nova.


Outra alternativa é utilizar as frases prontas que são bastante simples, como: Hello, my name is….! (Oi, meu nome é…); How are you? (Como você está?); Sorry, but I don’t speak English. (Me desculpe, mas eu não falo inglês); I am here to studying English. (Eu estou aqui para estudar inglês). Essas são frases simples, mas são as mais necessárias para sua entrada no país.


Se mesmo com essas dicas, você ainda acha que não está pronto, a NCI pode te ajudar!

Entre em contato com os nossos consultores ainda hoje e esclareça todas as suas dúvidas. Fique ainda mais seguro para embarcar em seu intercâmbio!

Por Joyce Silva



© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045