Que tal aproveitar o intercâmbio para passar o St. Patrick’s day na Irlanda?

Atualizado: 4 de Dez de 2018

Foto: Sara Nasfer | Instagram @nasferphotography


Já falamos por aqui de inúmeras vantagens de fazer o seu intercâmbio na Irlanda, mas hoje vamos conversar sobre uma razão muito especial: imagina estar na Ilha Esmeralda em pleno St. Patrick’s day?

Se você pretende passar uma temporada incluindo o mês de março, saiba que terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única: a de celebrar junto com os irlandeses a maior festa do país, quando eles comemoram a chegada de São Patrício, o padroeiro da Irlanda.

A festa é conhecida por ser uma das mais animadas do mundo. Arrisco dizer que é o Carnaval dos irlandeses.

A data é oficialmente celebrada no dia 17 de março, mas a festa tem eventos por todo o mês de março, especialmente nas maiores cidades.

Como sair nas ruas em dias de festa?


Faz parte da tradição vestir-se de verde para assistir aos desfiles nas ruas, assim como usar o famoso trevo de três folhas (shamrock) - símbolo do país – em pinturas no rosto, brincos, pulseiras, roupas, entre outros.


É muito comum perceber a fachada dos comércios estampadas de verde nesta época, assim como um aumento do número de visitantes em toda a Ilha, principalmente em Dublin, capital do país, onde está a igreja de St. Patrick.


Porém, não precisa se preocupar com a falta de programação: a festa não está concentrada em Dublin. Se você estiver estudando em Galway, Cork, Limerick ou outras cidades, também terá opções de desfiles, performances, feiras gastronômicas e outros eventos relacionados ao santo irlandês.

Em 2018, o tema dos desfiles será “Home is where your heart is” e deve atrair uma multidão tanto em Dublin como em outras localidades. Em Galway, a Oeste do país, comemora-se em 2018 o aniversário de 116 anos da Galway St. Patrick’s Day Parade e o público pode contar com uma programação especial, com espetáculos de companhias de teatro, entre outros.

A Parada em Galway começa às 11h30 e termina aproximadamente às 13h. Na cidade, o evento é uma oportunidade para os artistas locais mostrarem seus talentos e de os visitantes conhecerem um pouco mais da rica cultura irlandesa.

Em Limerick, as comemorações começam na sexta-feira (16) e terminam na segunda-feira (19).

Algumas curiosidades sobre a tradição

  • Patrick, nascido na Bretanha Romana, foi sequestrado quando tinha 16 anos por um grupo de bárbaros que levaram-no para a Irlanda para ser mantido como escravo. Ele trabalhou como pastor nesta época no Condado de Antrim. (Na Irlanda os Estados são Condados).

  • O então futuro padroeiro da Irlanda trabalhava há seis anos no país quando sonhou com um anjo que lhe disse para fugir.

  • Foi quando ele viajou para a França para se dedicar aos estudos religiosos. Uma versão da história conta que o anjo também disse que ele deveria voltar para a Irlanda como missionário. Se é verdade não se sabe, mas após tornar-se bispo, Patrick retornou à Ilha Esmeralda para evangelizar e difundir o Cristianismo.

  • St. Patrick viajou por toda a Irlanda evangelizando, convertendo inúmeras tribos celta, fundando centenas de igrejas por toda a sua vida (entre 463 e 493 d.C).

  • Há uma história divertida de que St. Patrick afugentou todas as cobras da Irlanda, pois não há incidências desse animal no país. No entanto, para alguns, trata-se de uma metáfora ou coincidência, pois as cobras em questão seriam as religiões pagãs que o santo trabalhava para eliminar.

Por Alessandra Leite

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #intercambioirlanda

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045