Como e onde celebrar o St Patrick’s Day, um dos feriados nacionais mais aguardados da Irlanda



Um dos feriados nacionais mais famosos da Irlanda é sem dúvidas o St. Patrick’s Day, (ou o dia do São Patrício). O Santo Padroeiro da Irlanda tem seu dia celebrado em 17 de março, mas as comemorações podem se estender por todo o final de semana que precede a data, e às vezes se estendem por todo o mês de março. Já é possível encontrar as roupas e adereços verdes que fazem referência à data desde o final de fevereiro.


Já publicamos sobre a comemoração anteriormente e falamos sobre quem foi o St. Patrick e o porquê dele ser o santo padroeiro da ilha. O dia 17 de março marca a morte do santo e foi escolhido como feriado cristão no século 17. A data é conhecida como o feriado nacional irlandês mais celebrado no exterior, países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Brasil, Argentina, Nova Zelândia e Austrália, também celebram a data de maneira relevante.


A princípio, o festival era comemorado nas igrejas, onde os católicos faziam uma espécie de jejum em homenagem ao padroeiro, a ingestão de comida e bebidas alcoólicas eram proibidas. As celebrações modernas já envolvem as ruas e o consumo de álcool. Acredita-se que as transformações se devem a imigração dos irlandeses para os Estados Unidos, lá a festa incluiu as bebidas e mudou a forma que o povo festeja até mesmo na Irlanda. Nos dias de hoje a celebração é feriado nacional na República da Irlanda e na Irlanda do Norte.


Uma das coisas que podem incomodar o povo irlandês é a forma como a festa é vista atualmente, como apenas um dia para se beber. Porém, outros itens, principalmente comidas típicas são amplamente consumidos. O cardápio inclui o pão preto irlandês, a sopa irlandesa de batatas, bife acompanhado de repolho, Irish coffee e o famoso café da manhã irlandês.


O principal ponto de encontro para os que querem comemorar a data em alto estilo é Dublin. A capital Irlandesa tem o maior foco de agitação, atraindo turistas da Irlanda e até do exterior para as comemorações. No entanto, outras cidades não ficam muito atrás quando o assunto é a homenagem ao tão querido St. Patrick. Então vista-se de verde e vamos começar nossa ronda oficial por algum lugares para comemorar o St. Patrick’s Day!


Dublin

A capital irlandesa leva a sério suas comemorações.Em 2019 a data cai no domingo, por isso, o feriado será na segunda feira dia 18, fazendo com que as programações comecem na quinta e se estendam até a segunda. O St. Patrick Festival conta com música, arte, fotografia, passeios guiados ao ar livre e muito mais.


Começando na quinta, onde os prédios do centro e em diversos outros pontos da cidade serão iluminados de verde, as luzes se acenderão às 18h e ficam até ligadas até o final das comemorações; mais de 30 estabelecimentos participam da brincadeira.


Outra opção é passar a data no prédio da Guinness, a cerveja irlandesa. A excursão ao prédio já é uma atração bastante procurada pelos turistas, mas na data a companhia traz uma programação especial para os aventureiros, que vale a pena conferir.


O ponto alto de Dublin fica a cargo da Parada de St. Patrick, normalmente é o evento mais procurado. Chegue cedo caso você queira ver tudo de pertinho. O desfile acontece no dia 17, no centro da cidade, e atrai uma multidão. Ela é liderada e organizada por grupos de teatro que são responsáveis em deixar o festival cada ano mais bonito e envolvente.


E o que não pode faltar se falando em Irlanda são os Pubs, todos eles entram na comemoração e podem ficar até mais lotados que a própria parada. São nos pubs que os irlandeses vão encontrar a família e os amigos para se divertir no dia, por isso, escolha o pub de sua preferência e que comece a diversão! Caso você seja ainda mais aventureiro pode fazer rondas em diversos pubs para aproveitar o dia ao máximo.


Galway

Assim como Dublin, Galway também conta com uma parada anual que sai de uma de suas principais universidades e segue até o centro da cidade. A parada começa às 11h30 do dia 17 de março e percorre as ruas até as 13hs. Logo depois grande parte dos participantes se dispersam para os diversos pubs da cidade para continuar as comemorações do jeitinho irlandês.


A parada de Galway também é muito procurada e é comum que diversas pessoas de cidades vizinhas viagem para acompanhá-la. É o único evento oficial que a cidade conta e é extremamente tradicional. o ano de 2019 marca o 117º aniversário da parada.


As celebrações nos pubs e, até mesmo, nas ruas da cidade ficam a cargo dos populares artistas e músicos locais, que preparam uma série de músicas e atrações típicas irlandesas para combinar com a data.


Cork

A cidade de Cork tem uma série de atividades no calendário, começando por walking tour na sexta feira, exibições de arte, música ao vivo e também programações exclusivas para crianças e famílias. No sábado é a vez do mercado do festival ganhar espaço no centro da cidade. Com muita comida típica, o evento acontece das 10 da manhã até às 17hs.


Como nas demais cidades, a parada de Cork também é bastante especial, conta com mais de 3,000 participantes e começa às 13 horas do dia de St. Patrick. O site da cidade deixa bastante específico que a parada é inclusiva e que há acesso para cadeirantes durante o percurso. Bacana, não é?


Estados Unidos

Ficou super empolgado para participar deste dia, mas seu intercâmbio é nos Estados Unidos? Não tem problema! Devido a grande imigração irlandesa para a Terra do Tio Sam é possível se divertir na data em solo americano, como se estivesse na Irlanda.

Um dos pontos mais famosos para a celebração é a cidade de Boston - até porque o local é um dos principais pontos de imigração irlandesa (uma rápida curiosidade: a palavra Boston é uma palavra gaélica). A cidade foi lugar das primeiras comemorações de St. Patrick, seguida por Nova York. Depois as celebrações se espalharam pelo país, chegando em Los Angeles, onde se encontra pubs e até uma festa em um navio para se divertir.


Outro atrativo nos EUA é a famosa cerveja verde, que fica disponível em diversos pubs, bares e restaurantes durante a data. Dizem que tem o mesmo sabor da original, o que muda é apenas a cor adicionada com corante.


Brasil

O seu intercâmbio está programado e é para a Irlanda, mas você chega só depois do dia 17 de março e já está pensando em se inteirar da cultura irlandesa? É possível encontrar pubs com a temática irlandesa, principalmente em São Paulo, que contam com programações especiais na data.


No Brasil, a data também começa a ser comemorada na sexta e vai até domingo. É possível encontrar, até mesmo, a cerveja verde! Uma grande festa com música e comida típicas da ilha esmeralda também acontece na capital, entre os dias 16 e 17 de março.


Então, achou divertido? Quer conhecer um pouquinho mais da Irlanda e, quem sabe, comemorar o próximo St. Patrick Day em terras irlandesas? Entre em contato com a NCI Intercâmbio, que vamos te dar todo o suporte necessário para sua grande aventura na ilha esmeralda!

Por Joyce Silva

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #intercambioirlanda

Achou algum erro, por favor contate Info@nciintercâmbio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045