Entenda como funcionam algumas taxas na Irlanda

Atualizado: 16 de Dez de 2019


Você sabia que na Irlanda para ter um aparelho de televisão em casa as pessoas devem pagar uma taxa anual? Ou que cada um dos animais de estimação que você adota também são passíveis de taxa? Algumas coisas podem ser bastante diferentes na Ilha, mas por isso, é importante estar ciente de quais coisas podem ser taxadas, pois ter uma TV ou um pet sem licença pode gerar uma multa no país.


Um dos primeiros choques que os Brasileiros tomam ao chegar na Irlanda é saber que primeiro, nem todas as casas possuem uma TV e segundo, todas as casas que contam com o aparelho devem pagar uma licença para tê-lo. O valor é de 160 euros, por ano. O que pode variar é o acordo com o Landlord, ele pode ser o responsável em pagar a licença, mas na maioria esmagadora dos casos quem paga a taxa são os moradores.


Atualmente, a taxa não se limita apenas as televisões, caso os moradores da ilha reproduzam canais de TV em notebooks, também devem pagar a licença. Os valores cobrados dos residentes são transferidos para o serviço de televisão do governo da Irlanda, ajudando assim a instituição se manter sem a necessidade da retirada do valor de outros impostos.


No caso dos pets a coisas é um pouquinho diferente, a legislação complexa é justamente para evitar o abandono dos pets após a compra ou adoção. Primeiramente o tutor do pet deve ser maior de 16 anos, para registrá-lo. Depois existem duas licenças a serem pagas pelos pets, a primeira no valor de 150 euros cobre toda a vida do animal, a segunda é anual e tem o valor mais baixo, são 20 euros por cada um dos bichinhos de estimação.


Outra regra no país é que todos os animais registrados devem ter um chip interno com informações sobre o tutor. Então se o bichinho se perder é só levá-lo até o veterinário mais próximo para escanear o chip e contatar o tutor.



Mas claro existem algumas exceções a regra, cães guias ou de companhia (normalmente usados por pessoas com deficiências visuais) e cães usados pela Garda (a polícia irlandesa) estão isentos do pagamento.


Nos dois casos, se as pessoas forem “pegas” sem pagar a licença exigida, o Governo aplicará uma multa que pode passar de mil euros no caso da TV e até 100 euros no caso dos pets. Para não correr nenhum risco, é recomendável manter todas as licenças em ordem, afinal ninguém quer dor de cabeça. E para efetuar o pagamentos das mesmas é só se dirigir o correio mais próximo da sua residência e informar qual das taxas deseja pagar.


Outra taxa menos comum, mas que pode afetar a vida dos moradores é a taxa de garagem que se aplicam em prédios. Mesmo que o morador não tenha carro, é comum que os prédios tenham a vaga e obrigam os moradores a pagar por ela. Não há uma valor fixo, pois pode variar de local para local e também não há multa governamental caso ela não seja paga.


Em meio a estas desvantagens há sempre algo bom, na Irlanda não há taxa sobre a água, ou seja, nas despesas do mês os valores a ser incluídos passam a ser apenas a energia e a internet. Mesmo com a água sendo de graça vale a pena lembrar que sempre vale a pena economizar este recurso.


Mesmo com estas taxas estranhas a Irlanda continua com mais atrativos que desvantagens. Você não acha? Na maior parte dos casos os estudantes não precisam se preocupar com esses pagamentos, já que é mais raro que os intercambistas possuam TV ou Pets na ilha, mas é sempre bom estar um passo a frente.


Gostou de saber um pouquinho mais sobre a Irlanda? A ilha é um dos principais destinos oferecidos pela NCI Intercâmbio, entre em contato conosco para conversar sobre o seu futuro no país e ainda descobrir um pouco mais sobre outras informações da Irlanda!

Por Joyce Silva


© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045