Tire suas dúvidas sobre aluguel de carros na Irlanda

Atualizado: Set 16


Se tem uma coisa que todo intercambista adora essa é viajar, seja dentro ou fora da Irlanda, nada desenvolve mais a cultura dos estudantes do que sair pelo mundo explorando novos lugares. Além do mais, viajar é um baita estimulante para desenrolar o inglês e fazer alguns novos amigos.


Na Irlanda, viajar de avião ou de carro é um algo altamente viável. E caso você seja um dos exploradores que adoram uma “road trip”, nada melhor do que ter a liberdade de percorrer o país de carro. Para os que estão meio inseguros e não sabem como começar os trâmites de aluguel de carros, hoje, no blog da NCI, vamos desenrolar este assunto para vocês.


Vamos começar pela lista de exigências para a locação: a maior parte das locadoras exige que o motorista seja maior de 21 anos, podendo variar até 25 anos. Outro requisito é que o locatário já possua a permissão para dirigir há mais de um ano, ou seja, é quase impossível alugar um carro com a carteira de motorista provisória.


Como é comum para brasileiros alugarem carros no país, normalmente, não é exigido a tradução juramentada do documento, já que os agentes conhecem o formato da nossa carteira de motorista.


O passaporte original também é exigido no momento da locação, além de um cartão de crédito internacional, que serve como garantia, caso haja algum dano no veículo. E é isso. É algo mais fácil do que você imaginava, não é?


Para dirigir na Irlanda, a carteira de motorista brasileira é válida por um ano, a partir da data que o estudante chega ao país. Caso você pretenda ficar mais tempo ou, até mesmo, comprar um carro, é necessário a carteira de motorista irlandesa.


As opções de carros também são amplas e os valores variam de acordo com o modelo e com as facilidades oferecidas. Por exemplo, um carro automático pode ser um pouco mais caro que um manual, assim como pegar um modelo com ar condicionado.


Outras coisas que podem aumentar o valor do veículo escolhido, é adicionar um outro motorista ou incluir alguns seguros, como de roubo ou danos, que devem ser comprados à parte pelo locatário.


A maior vantagem é que o estudante pode ter acesso à diversos lugares da ilha com um carro alugado, já que a Irlanda é um país relativamente pequeno - são aproximadamente 70 mil km². É possível cruzar a ilha de ponta a ponta em 12 horas, ou seja, com um carro disponível dá para conhecer o país inteiro. Sem contar que as estradas são de alta qualidade e acidentes de trânsito graves são raros na ilha, dando, assim, ainda mais segurança para realizar essa aventura.


No entanto, é importante lembrar que, mesmo fazendo parte da mesma ilha, a Irlanda do Norte é um outro país a, que pode ser visitado durante seu intercâmbio para adquirir novos carimbos no passaporte. A distância entre as capitais dos dois países, Dublin e Belfast, é de, aproximadamente, duas horas de carro. Os aventureiros de plantão não podem perder esta chance!


Uma ponto importante é, para o pagamento do aluguel do veículo é necessário que tenha um cartão de crédito com um bom limite, pois a locadora bloqueia um valor para caso de algum incidente, algumas locadoras aceitam cartão de débito, mas não são todas e você tem que ter o dinheiro na conta para ser debitado que é devolvido posteriormente, uma coisa que é solicitado quando aluga com cartão de débito é ter um comprovante de endereço na Irlanda.


E sabe outra oportunidade que você vai se arrepender de perder? A de realizar o seu intercâmbio com a NCI Intercâmbio, que é agência que presta o melhor serviço, quando o assunto é Irlanda.


Entre em contato, ainda hoje, e comece a planejar seus estudos e várias viagens de carro paralelas durante a sua estadia. Para conferir mais dicas, informações e curiosidades, continue acompanhando o Blog da NCI e nos siga nas redes sociais!


Por: Joyce Silva


© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045