Listamos treze vantagens de escolher Dublin como seu destino de intercâmbio e uma desvantagem



Caso você ainda tenha alguma dúvida se Dublin é seu destino certo, este texto é ideal para você. Dublin é a maior cidade da Irlanda e uma das mais populares entre os intercambistas do mundo todo. Mas por que o local atrai tantas pessoas? Hoje, aqui no Blog da NCI, listamos 13 vantagens para você escolher Dublin como o destino do seu intercâmbio. E como nem tudo pode ser perfeito temos, também, uma desvantagem na escolha. Ficou curioso? Então, vamos lá!


1 - Aprender inglês

A mais óbvia de todas as vantagens é também o principal objetivo dos intercambistas: aprender o idioma do local escolhido. Porém, listamos como vantagem pela facilidade da utilização da língua, que não vai ficar restrita apenas à escola; o aluno vai estar imerso no mundo de inglês.

Dublin é uma boa escolha para isso, porque, além de ter inglês como língua oficial, está de braços abertos para te ajudar durante o processo de aprendizagem. Seja na receptividade das pessoas, na acessibilidade de conhecer novos lugares históricos e na vida cotidiana, o estudante usa o inglês o tempo todo, agilizando muito o processo de aprendizagem.


2 - Diversidade Cultural

Como já falamos acima, Dublin é um dos destinos favoritos de intercâmbio no mundo, por isso, é muito comum encontrar gente dos quatro cantos do planeta. As pessoas que se propõem a viver a experiência de aprender um novo idioma em outro país estão sempre bastante abertas a fazer amigos e conversar na língua oficial do local, ou seja, você acaba ganhando mais tempo de conversação e de escrita (no caso, na troca de mensagens em rede sociais e grupos de amigos) em inglês.

Outra vantagem desta diversidade é que você aprende costumes e tradições não apenas irlandeses, mas dos países dos seus novos amigos. Faz uma grande rede de contatos espalhada pelo mundo e, em muitos casos, recebe uma oferta de vários sofás para dormir em diversas localizações do mundo, garantindo assim uma boa economia para as próximas férias.


3 - Hospitalidade

É claro que mesmo conhecendo gente do mundo todo, seus maiores contatos serão com o povo irlandês, com isso o estudante não tem com que se preocupar, os nativos são conhecidos pela hospitalidade, acolhimento, educação e simpatia. A cultura do intercâmbio é bastante inserida na sociedade da irlandesa, por isso eles estão sempre recebendo novas pessoas e sabem muito bem como lidar com elas.

É muito fácil iniciar uma conversa com os irlandeses. Normalmente com alguém no ponto de ônibus que vai falar sobre o tempo, e mesmo que seu inglês ainda esteja engatinhando, ele tem paciência e educação de te esperar concluir a sua frase em resposta. Pequena dica aqui: sempre concorde com a afirmação sobre o tempo, mesmo que o seu interlocutor não esteja certo.


4 - Facilidade do visto

A Ilha Esmeralda é um dos países mais simples para um brasileiro conseguir o visto de estudos. Começando pelo fato de não ter que solicitá-lo no Brasil, o intercambista entra na Irlanda com o visto de turista e tem até três meses para regulamentar sua situação com o visto de estudante.

Mas é claro que para isso é preciso já chegar ao país com os documentos da escola escolhida, o curso 100% pago, acomodação, seguro e toda as outras coisas que a NCI vai te listar durante a nossa consultoria de pré-embarque.

O visto de estudos também é bastante simples de conseguir. Com todos os documentos certinhos, o estudante comparece a imigração de Dublin e entra com a solicitação. O carimbo é válido por oito meses, contando da data de chegada do estudante ao país. Ao total ele tem seis meses de aulas de inglês e mais dois para curtir de férias como achar melhor.


5 - Trabalho durante os estudos

Ok, tudo parece muito bom até agora, mas como sobreviver por oito meses em um país sem ajuda e com pouco dinheiro? Pensando neste problema, o governo da Irlanda permite que o estudante trabalhe por até 20 horas semanais, justamente para pagar os gastos com alimentação, moradia e um pouco de diversão.

Caso você esteja inseguro em procurar um emprego ou, até mesmo, com o seu nível de inglês, a NCI Intercâmbio te auxilia neste momento também, passando informações preciosas de como começar a procura de um trabalho na Irlanda.

Como eu já disse, o povo irlandês é paciente com os intercambistas em conversas e na hora do emprego não é diferente. Eles são compreensivos para entender que o seu nível de inglês está no começo e até te ajudam com palavras novas, tornando a experiência de trabalhar no país menos estressante.


6 - Facilidade de viagens

A Europa está de braços abertos para você. Com a estadia em Dublin, do lado do principal aeroporto da Ilha, as oportunidades de viagem passam a ser uma realidade constante. Os preços para viajar pelo continente são baixos, começando com as cias aéreas de baixo custo, até hostels baratinhos que são possíveis de achar em diversos países.

É muito comum que o estudante viaje bastante durante o seu tempo em Dublin, pode ser durante as férias, em um final de semana sem aulas e com dias off do trabalho ou, até mesmo, uma grande viagem antes de voltar para casa. E como viajar nunca é demais, esta é uma das vantagens mais apreciadas pelos alunos.


7 - História de Dublin e da Irlanda

A Irlanda é um país mágico, seja pela história dos Celtas, pelas belezas naturais ou por todo o contexto histórico que a pequena ilha enfrentou e saiu mais forte. A população tem muito orgulho de ser um país independente depois de anos vinculados a Inglaterra. Por isso é comum encontrar a história das batalhas em todos os lugares.

Além disso, Dublin conta com prédios históricos e conservados, com museus de história, bibliotecas centenárias. Todo este passado fica à disposição do estudante, ele só precisa explorar o local que pode ser do lado de sua casa. Bacana, não é?

Não podemos esquecer os castelos, uma das atrações mais procuradas pelos brasileiros, por ser tão diferente da nossa realidade. Eles são vários e em estão diversos estados de conservação. É possível encontrar alguns que sobraram apenas uma pequena torre ou explorar castelos intactos e com muita história para aprender.


8 - Natureza

Mas Dublin é cidade grande, como vai ter natureza? É neste ponto que a Irlanda te surpreende novamente. Dublin conta com parques preservados, incrivelmente bonitos, para os estudantes curtirem o dia e relaxar.

O St Stephen's Green fica localizado bem no coração da cidade, entre as ruas comerciais mais importantes. O parque é uma bela opção para sentar e curtir um dia de tranquilidade ou até mesmo para fugir um pouquinho do trabalho e descansar.

Já o Phoenix Park é o maior parque localizado dentro de uma cidade da Europa. E ele é gigante! Mede 712 hectares e fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. Então não tem desculpas para não conhecer o lugar. O parque também é o lar do Zoológico de Dublin, mas não é só lá que o visitante tem contato com animais, há um lago em uma área descampada com diversos pássaros.


9 - Segurança

Apesar de toda a vida moderna ter chegado a Dublin, a cidade continua bastante segura. Claro que isto não é desculpa para não se cuidar, mesmo a cidade sendo segura, recomendamos que o aluno sempre tenha cuidado com os seus pertences e com a sua integridade física.



10 - Pubs e vida noturna

É impossível falar de Dublin e deixar de fora os Pubs, porque os locais fazem mais que parte da vida do povo da capital do país, eles são um estilo de vida, quase uma religião. Ir ao Pub não é só um evento para “encher a cara” é muito mais para encontrar pessoas para se divertir, conversar e claro relaxar das atividades do dia a dia.

Em Dublin temos o mais famoso Pub do país, o The Temple Bar. O Pub todo vermelho por fora é parada obrigatória para os visitantes e para quem procura diversão, música ao vivo e badalação. Ele faz parte da cidade desde 1840, por isso, caso você precise de uma desculpa para visitar o local, é só dizer que é um prédio e um Pub histórico.


11- Show e grandes festivais

Ei você está na principal cidade da Irlanda e sabe o que isso traz? Grandes shows e festivais de música. A maior parte dos artistas que fazem turnê pela Europa marcam datas na cidade. Só em 2019 a cidade vai receber nomes como Metallica, Foo Fighters Backstreet Boys, Christina Aguilera, entre outros.

Tá com saudades de casa e quer ouvir música brasileira? Não tem problema, artistas brasileiros também se apresentam na cidade. Nomes como Thiaguinho e Nando Reis marcam presença este ano na cidade.

Agora se você é nerd, a cidade é casa da Comic Com - e devo dizer os valores são beeeem mais em conta que os do Brasil! Dá para curtir mais de um dia do evento, sem pesar no bolso no final do mês.


12- Datas comemorativas

O irlandês é um povo festeiro por natureza, por isso adora as datas comemorativas e Dublin entra de cabeça nas celebrações. É o caso do Halloween e do Natal, que contam com atrações especiais na cidade. No Natal o Dublin Flea Christmas Market ganha espaço com decorações especiais, comidinhas típicas e muita diversão.

Já o Halloween é tão especial quanto. A data surgiu na Irlanda e é muito especial para o povo. Em Dublin, durante todo o mês de outubro, é possível ver a data espalhada pela cidade, seja nos cinemas que passam a exibir especiais de terror, festivais como em homenagem ao autor de Drácula, Bram Stoker. E claro a principal atração: a Parada de Halloween, nomeada de Macnas, onde atores e bonecos passeiam pelas ruas da cidade em fantasias assustadoras e bonitas também.


13 - Saint Patrick’s Day

Não dá para falar de festivais ou datas comemorativas e excluir um dos dias mais importantes para a Irlanda, o Saint Patrick’s Day. O dia em homenagem ao santo padroeiro irlandês, acontece dia 17 de março e é uma grande celebração em todo o país, em especial em Dublin.

Passar o dia de Saint Patrick na capital da Ilha, figura sempre nas listas de “o que fazer antes de morrer”. Já que é uma experiência única e especial, a dica é: viva o dia por completo. Vista-se de verde (cor oficial da Irlanda e do Saint), assista a Parada, curta com seus amigos e divirta-se.

Lembrando que, mesmo a parada sendo no dia 17, os dias que antecedem a data são sempre super agitados, então tem muito o que se aproveitar.


Desvantagem: É longe de casa

A única desvantagem é que para morar em Dublin você terá que deixar o Brasil e sua família por um tempo e viver longe deles. Mas, vamos combinar: não é tão ruim assim. Com a diversão do intercâmbio e os novos conhecimentos adquiridos, o tempo de oito meses passa mais rápido do que podemos imaginar.

Alguns hábitos serão reajustados durante o período, como cozinhar sozinho e ter mais independência em relação a horários e escolhas de lugares para visitar, morar e conhecer. Para alguns, a distância da família pode deixar o coração apertado durante todo o período do intercâmbio, mas até na desvantagem, pode se ver algo proveitoso, afinal dá para a família ir visitar e passar um tempinho na Europa.


Depois de conhecer ainda mais sobre as vantagens de estudar em Dublin, na Irlanda, vamos começar a planejar o seu intercâmbio com a NCI?

Por Joyce Silva

#nciintercambio #intercâmbio #estudarfora #morarfora #irlanda #renovação

Encontrou algum erro? Por favor contate: info@nciintercambio.com

© 2019 por NCI Intercâmbio.  Todos os direitos reservados a NCI Intercâmbio.  CRO 611045